Seminários





 NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO BÍBLICA PARA PROFESSORES  
                     EVANGELISTAS DE CRIANÇAS
    VISÃO MINISTERIAL E PASTORAL COM CRIANÇAS

(Para Imprimir o Semínário, selecione o texto, copie e cole no seu 
                                 Editor de Texto (Word))



Nosso Tema - Fazendo a escolha certa.

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência..."Deuteronômio 30:19


           Nossas escolhas são fundamentais para uma vida bem sucedida.  Elas definem o que seremos e onde chegaremos nos patamares familiar, cultural, profissional e também no espiritual, se estaremos ou não com JESUS na eternidade.    


           A sociedade dos nossos dias, tem apresentado  uma grande variedade  de opções para nossas  escolhas:  sejam  sabores, marcas,  cores e modelos.   Sugerem o que devemos vestir, o que precisamos comer , o que beber, o que devemos  ver, o que   sentir, o que devemos falar, o que ouvir, de que maneira agir, o que não podemos perder e até mesmo no que devemos crer.


          Diante da diversidade de escolhas  que envolvem a vida de nossas crianças,  com brilhos, efeitos e cores,  o que temos visto, são meninos e meninas  cada dia mais afastados de Deus, da Sua Palavra e da fé.  Em contraponto, as opções que Deus apresenta  através de sua Palavra,  não mudam, são sempre as mesmas fiéis e verdadeiras.   Ele, Deus,  quer nos ter sempre ao seu lado.  Quer a nossa confiança e  a cada dia  cuidar de nós, falar conosco e  que estejamos sempre prontos  a obedecê-lo.  Ele  não esquece da nossa liberdade  de escolha, fruto da sua imagem em nós, mas nos orienta que, mesmo sendo agradável aos olhos e ao coração,  nem tudo convém , nem tudo edifica. (I Cor. 10:23)


         Cabe-nos, agora,  como pais e professores, guiá-los numa escolha orientada pela Palavra de Deus, onde, seja qual for a escolha, vai sempre glorificar a Deus fazendo-os crescer  em graça e conhecimento.(II Pe 3:18)

Por isso, nossas escolhas precisam:
·         Ser Provadas pelo fogo se são boas ou más (I Cor. 3:13)
·         Ter Virtude e Louvor (Fl 4:8) 
·         Glorificar a Deus. (Mt 5:16)   
·         Saber que daremos conta de tudo que fizermos. (Ec. 11:9)
·         Ser para Deus com toda força , coração e entendimento. (Mt 22:37)

Participe!


       Vamos orientar  nossos pequeninos a fazerem  a escolha certa.   Aprendendo  nesta  E.B.F.  que o segredo da vida vitoriosa dos grandes personagens bíblicos,  foi "fazer a escolha certa!"

       Venha aprender com Abraão, Noé, Rute, Samuel e Daniel.
                             Esperamos por você!




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SEMINÁRIO Nº 01
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Professora Jacira Cordeiro
(1ª Igreja Evangélica Congregacional de Mesquita)

EBF – ESTRATÉGIA EVANGELÍSTICA

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

PROFESSORA JACIRA CORDEIRO


I – IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA EBF
1.    Para as crianças em geral – Terão um aproveitamento sadio do seu tempo de férias, durante uma semana inteira.
2.    Para as crianças não salvas – A EBF lhes proporcionará uma oportunidade de conhecer Jesus e recebe-lO como seu Salvador pessoal.
3.    Para as crianças salvas – A EBF permitirá que elas cresçam no conhecimento da Palavra de Deus, ajudando-as a serem melhores cristãos. Será uma oportunidade para o envolvimento com a Obra Missionária, dando-lhes visão e compromisso na tarefa de ir, orar e contribuir.
4.    Para os pais  Saber que seus filhos estarão, por cerca de três horas diárias, num local seguro e numa programação que ajudarão no desenvolvimento de suas personalidades, é muito bom e terá grande significado para os pais.
5.    Para a equipe da EBF  O treinamento que todos receberão servirá para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal dos participantes da equipe. Proporcionará a cada um, a oportunidade de viver uma experiência que marcará suas vidas: diversos irmãos juntos, durante uma semana, trabalhando cada um na sua área, mas sabendo que o esforço de todos, em equipe, redundará em vidas salvas e transformadas.
6.    Para a Igreja  Uma Igreja que vai ao encontro das necessidades das famílias que vivem ao seu redor, contará não só com a simpatia dos seus vizinhos como também, através das crianças, terá acesso aos seus pais.



II – PLANEJAMENTO DA EBF
O melhor momento para se pensar e planejar uma EBF é quando se termina aquela que se está realizando.
Se a Igreja vai realizar uma EBF pela primeira vez, ou se já faz alguns anos que não a realiza, o ideal é planejá-la, pelo menos, com seis meses de antecedência. Sugestão de planejamento:
 6 meses antes: Decidir a data.
 5 meses antes: Escolher o diretor e fazer uma lista das pessoas que poderão ajudar.
 4 meses antes: Confirmar a equipe, definindo a função de cada um.
 3 meses antes: Iniciar o treinamento da equipe e a divulgação.
Definir tema, lições bíblicas, cânticos, versículos.
 2 meses antes: Decidir as atividades bíblicas e trabalhos manuais
Fazer a lista de todo material necessário.
 1 mês antes: Concluir o treinamento da equipe.
Fazer uma lista com tudo o que ainda falta para fazer.
 3 semanas antes: Decidir como dar a assistência aos alunos durante e após a EBF.
 2 semanas antes: Começar a fazer as matrículas.
 1 semana antes: Verificar se está tudo pronto e em ordem.
 Domingo anterior à EBF: Consagração da Equipe da EBF no Culto ou na Escola Dominical.



Cada EBF é única. Pode ser que a experiência bem sucedida de outros não sirva para sua realidade. Mas alguns conceitos gerais aplicam-se a qualquer EBF. Atente para as considerações a seguir:
A – Primeiros passos:
1.    Oração – Envolva a Igreja na intercessão em favor da realização da EBF.
2.    Data – É importante que a data de realização da EBF faça parte do calendário da Igreja, e que não entre em conflito com outras atividades.
3.    Duração – O tempo diário poderá ser de duas horas e meia a três horas, de acordo com a preferência da Igreja. Algumas EBFs podem acontecer pela manhã, outras à tarde.
4.    Local – É importante ter em mente todo o espaço físico que poderá ser utilizado: templo, salão, salas de aula,... O espaço físico disponível determinará o alvo de crianças a ser alcançado, o número necessário de pessoas para trabalhar e a quantidade de classes em que se pode dividir os alunos.
5.    Treinamento da equipe – Uma equipe bem preparada é sinônimo de uma EBF bem preparada e, automaticamente, bem sucedida. O treinamento deve incluir:
 Como levar uma criança a Cristo
 Aconselhamento infantil
 Aplicação da Mensagem da Salvação na Lição Bíblica
 Características das faixas etárias
 Como manter a disciplina na classe e no Templo
 Conhecimento de cada item do programa diário
 Composição da equipe – Função de cada um
 Características necessárias em quem faz parte de uma equipe
 Como apresentar a Lição Bíblica
 A importância da memorização de versículos
 O aprendizado do cântico oficial e dos demais cânticos a serem usados na EBF
 Preparação dos cartazes, visuais, crachás, viseiras, etc...



B – Pessoas certas nos lugares certos
Para que a EBF aconteça é preciso uma Equipe que trabalhe unida, cada um exercendo a sua função, mas sempre um ajudando o outro. Todos da equipe precisam ser pessoas: que entendam a necessidade de ganhar as crianças para Cristo, que tenham amor pelas crianças, que tenham bom testemunho, que sejam responsáveis que cumpram os compromissos assumidos, que sejam pontuais, que saibam ser liderados.
Veja abaixo a distribuição das várias funções em uma EBF:
 DIRETOR: Pessoa que saiba motivar e liderar outras pessoas, e que esteja inteirada de todos os detalhes da realização de uma EBF. Geralmente o diretor é o líder de crianças da Igreja. São responsabilidades do diretor:
 Escolher a equipe.
 Alistar todo o material que será necessário.
 Liderar as reuniões de treinamento.
 Delegar tarefas.
 Supervisionar as atividades diárias da EBF.
 Aconselhar professores.
 Avaliar o programa junto com a equipe, no final de cada dia.
 PROFESSORES: Pessoas com habilidade na arte de contar histórias, que saibam comunicar a Mensagem da Salvação no decorrer da lição. São responsabilidades do professor:
 Estar presente em todos os treinamentos.
 Estudar e preparar bem as Lições Bíblicas.
 Orar diariamente pelos alunos.
 Estar pronto para aconselhar.
 Chegar todos os dias antes dos alunos.
 Dirigir todo o programa da Classe.
 SECRETÁRIO: Pessoa dinâmica e responsável, que possa cuidar de:
 Avisar à equipe de todas as reuniões.
 Matricular os alunos.
 Preparar o formulário para controle de freqüência diária dos alunos.
 Arquivar nomes, endereços e informações úteis de todos os alunos e equipe.
 CONSELHEIROS: Pessoas que saibam como levar uma criança à Cristo e como aconselha-la. Deve ter à mão a ficha de aconselhamento onde anotará o nome do aluno aconselhado.
 DEMAIS AUXILIARES: Pessoas dispostas a cooperar em áreas diversas. Deverão estar presentes em todas as reuniões e devem estar preparados para conduzir uma criança à Cristo e aconselha-la. Veja algumas das funções dos auxiliares:
 MONITORES: Auxiliar os professores na disciplina da classe. Estes ficarão todo o tempo na classe, sentado junto com os alunos. A quantidade de monitores será definida de acordo com a necessidade da faixa etária. Os menores precisam de mais auxiliares. Tratar todos os alunos sempre com muito amor, zelo e cuidado, levando ao professor qualquer problema ocorrido na classe.
 RESPONSÁVEL PELO TRABALHO MANUAL: Preparar e separar com antecedência todo o material a ser utilizado no trabalho manual; ensinar o passo do trabalho manual aos alunos e deixá-los prontos para serem entregues no final da EBF. Não se esquecer de colocar nome nos trabalhos para que não haja problema de misturar um com o outro.
 EQUIPE DE LANCHE: Chegar cedo para preparar o lanche do dia. O lanche deve ser gostoso, nutritivo, prático e rápido. Contar o número de alunos em cada classe, separar o lanche identificando-o para saber a que classe pertence, no horário do lanche leva-lo para a classe.
 RECEPCIONISTAS: Como o próprio nome já diz, essa equipe é responsável por recepcionar, receber os alunos da EBF. Receba-os como você gostaria de ser recebido: com amor, alegria, carinho, respeito, paciência, consideração,... Todos os que estiverem escalados para a recepção deverão chegar 1 hora antes do início da EBF.



C – Preparação de materiais
1.  Propaganda
2.  Programa  O programa deve ser bem interessante e atraente.
Para que o programa atinja melhor o seu objetivo, deve ser escolhido um tema, um versículo tema e um cântico oficial.
3. Preço – Tudo que está envolvido na preparação dos materiais, seja para propaganda, seja para programa, envolve finanças. Deve ser preparado e apresentado à liderança da Igreja.



D – Processo de matrícula
Algumas Igrejas abrem a matrícula dias antes (esse procedimento é muito útil e facilita no preenchimento das classes. Uma vez lotada a capacidade da EBF, deve-se encerrar as matrículas). Outras só abrem no dia quando a criança chega. Nesse caso, é preciso que haja pessoas para efetuar as matrículas coletando os dados necessários.
Cada criança receberá uma identificação: crachá e viseira com diferentes cores para cada faixa etária, o que facilitará a divisão em classes (é importante que as cores e divisão de faixa etária na recepção, sejam as mesmas utilizadas para a divisão das classes).
 Exemplo 1 – dividindo as classes em faixas etárias, separando os meninos das meninas:
 Até 06 anos – amarelo (meninas) e verde (meninos)
 07 à 09 anos – vermelho (meninas) e azul (meninos)
 10 à 12 anos – rosa (meninas) e roxo (meninos)
 Exemplo 2 – dividindo apenas por faixa etária (meninos e meninas juntos):



 Até 03 anos – amarelo
 04 à 06 anos – verde
 07 e 08 anos – vermelho
 09 e 10 anos – azul
 11 e 12 anos (ou mais) – laranja




Nome: FICHA DE MATRÍCULA


Nome: ___________________________________________________________Idade: ______

Endereço: _______________________________________________________________________

Tel.: ____________________ - Pais: _____________________________ e ______________________________
Tem alergia? [  ] sim – [  ] não / A quê? ___________________________________________________________
Observação: _________________________________________________________________________________

 

Modelo: FOLHA DE CHAMADA

NOME COMPLETO DO ALUNO

1º dia
2º dia
3º dia
4º dia
5º dia




















  Crachá para a equipe
 Crachá para a aluno


Modelo: Viseira
1.  Classes – Toda EBF deve ser dividida em classes, mesmo que haja poucos alunos em cada uma delas. A idade da criança determinará, em grande parte, o seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional, social e espiritual, bem como sua capacidade de atenção e interesse.
As classes podem ser divididas da seguinte forma:

Até 06 anos (meninas) – amarelo
Até 06 anos (meninos) – verde
07 à 09 anos (meninas) – vermelho
07 à 09 anos (meninos) – azul
10 à 12 anos (meninas) – rosa
10 à 12 anos (meninos) – roxo

2.  Concurso para visitantes – Só deve ser feito se ainda houver vagas.
3.  Relatórios – A recepção de uma EBF deve funcionar muito bem, porque a partir daí será possível fazer um relatório diário de quantas crianças compareceram.

QUADRO GERAL – DISTRIBUIÇÃO DE LOCAIS E FUNÇÕES
(Modelo utilizado na 1ª IEC de Mesquita)
Faixa
Etária
2 à 5 anos
Meninas
2 à 5 anos
meninos
6 à 8 anos
meninas
6 à 8 anos
meninos
09 à 12 anos
meninas
09 à 12 anos
meninos
Classe de Mães
Onde ficarão? Local







Professores







Conselheiros







Monitores







Atividade de acordo com a lição







Responsável pela execução da atividade de acordo com a lição (geralmente é o próprio professor, que pode ser auxiliado por outra pessoa)


Trab. Manual
(quem vai ensinar)







Trab. Manual
(o que será ensinado)








Equipe de lanche


Cor da viseira
Amarelo
Verde
Vermelho
Azul
Rosa

Roxo

Laranja
Nº esperado: 200
35
25
40
25

45

30

 

Nº do crachá
(O mesmo usado na matrícula e na chamada)
01 à 35
36 à 60
61 à 100
101 à 125

126 à 170

171 à 200

 

Recepção

Líder: _______
Portão: ______

1. _________________
2. _________________
3. _________________
4. _________________
1. _________________
2. _________________
3. _________________
4. _________________
1. ___________________
2. ___________________
3. ___________________
4. ___________________


V – PROGRAMA DA EBF
O programa sugerido a seguir poderá se modificado para adequar-se às características de cada EBF. Mas é importante ressaltar que qualquer programa deve ser bem planejado deve ser semelhante todos os dias da EBF, exceto no encerramento onde o programa é especial.
15hs – Início da Programação – Em conjunto no Templo
·      Boas Vindas
·      Oração – Explicar o que é oração e qual deve ser a postura.
·      Tema da EBF – Repetir todos os dias para que fique gravado na mente e coração dos alunos.
·      Cântico Oficial – Repetir todos os dias
·      Versículo–tema – Repetir todos os dias
·      Tema diário – Ligado à Lição Bíblica do dia
·      Cântico Especial – Ligado ao tema diário
15h20m – Saída das crianças para as classes
·      Oração
·      Cântico – cerca de três cânticos
·      Mensagem / Lição Bíblica – O clímax da EBF está aqui. Todas as atividades do dia estarão girando em torno da lição.
·      Apelo e Aconselhamento – Um ponto fundamental da EBF é dar oportunidade à criança para que receba a Cristo como Salvador, e fazer uma verificação de sua decisão, através do aconselhamento.
·      Cântico especial – de acordo com a Lição Bíblica (esse cântico vai ajudar na fixação do conteúdo ensinado na Lição)
·      Memorização de Versículo – o versículo do dia deve ser memorizado por todos.
·      Atividade de fixação da Lição Bíblica – exercícios bíblicos
·      Trabalho Manual – Todo material necessário para a execução do trabalho manual deverá ser separado com antecedência afim de não perder tempo: cola, tesoura, papel, tinta, lápis de cor, etc... O trabalho manual deve estar diretamente ligado ao assunto da Lição Bíblica do dia (exemplo: Lição Bíblica – A pesca maravilhosa – Trabalho manual: confecção de um peixe com prato de papelão).
·      Obs.: Uma vez que tenha feito a atividade de fixação da Lição Bíblica (exercícios em folha), você pode optar por fazer um trabalho manual que não esteja diretamente ligado à Lição, mas que seja algo que eles poderão utilizar no dia a dia, confeccionando-o em etapas, um pouco a cada dia e concluindo no final quando levarão para casa o que fizeram. Exemplo: pipa, bolsinhas, bijouterias, quadrinhos, etc...). Essa opção te dá a chance de fazer um trabalho manual de acordo com a faixa etária, sendo assim mais atrativo. Para evitar um gasto alto você pode escolher trabalhos manuais feitos com sucata.
·   Lanche – Este é um momento gostoso da EBF. O lanche deverá ser servido nas classes.

16h55m – Retorno das crianças para o Templo

17hs – Término da Programação
·      Tema / Cântico Oficial
·      Especial – apresentação de uma coreografia infantil ou apresentação de uma história: missionária, moral ou objetiva.
·      Teatro de Fantoche
·      Oração final
17h30m – Saída das crianças


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SEMINÁRIO Nº 02
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Professor Joaquim Vieira
(Ministério Apascentar de Nova Iguaçu)


ESCOLHI GUARDAR A TUA PALAVRA EM EM MEU CORAÇÃO (Sl 119:11) - MEMORIZAÇÃO



"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."




Só a palavra de Deus pode dar As crianças a estabilidade que necessitam neste mundo inseguro.
Por isso os professores devem ajudá-las a memorizar os versículos da Bíblia.

Não é errado afirmar-se que memória e inteligência são essencialmente a mesma coisa. Na realidade, a função intelectual só é possível a partir das informações que temos registradas na memória. Ninguém consegue pensar sobre o que não sabe, no entanto, consegue pensar muito bem se tiver "armazenadas" boas informações a respeito do assunto. 


Todos nós sabemos, entretanto, que é tão fundamental "aprender" quanto "lembrar" daquilo que se aprendeu, não é mesmo? Sem "lembrar" das coisas que estudamos, toda esta aprendizagem perde o seu valor prático e não nos serve para nada.



Quanto mais associações, a respeito do que se quer memorizar, forem  criadas, mais fácil será a lembrança da informação aprendida. Veja: quando aprendemos o que é uma laranja, registramos na memória diversos outros detalhes como: que a laranja tem formato arredondado , que é rica em vitamina C, que serve para fazer sucos etc. Assim, quando queremos lembrar de frutas que servem para fazer suco, lembramos também da laranja. Quando queremos lembrar de frutas que tenham formato arredondado, outra vez lembramos da laranja. Quanto mais associações, melhor! A nossa memória tem uma dificuldade muito grande para registrar dados isolados, que não estejam associados a outras informações.

Ocorre, entretanto, que você pode associar as informações a serem memorizadas de diversas formas, como por exemplo, pelas cores (LIVRO SEM PALAVRAS), pelas emoções e até pela música. A música, a rima e o ritmo permitem associações fantásticas. Repare como as pessoas têm sérias dificuldades para decorar um texto de apenas três linhas e, no entanto, conseguem memorizar dezenas de músicas e conseguem se lembrar delas, muitas vezes, a partir de apenas uma nota. Você já percebeu isso?

E você sabe por que as pessoas conseguem memorizar mais facilmente uma música do que uma poesia? É simples: é porque a música penetra diretamente no subconsciente, exatamente porque a pessoa está "descompromissada" com a razão enquanto ouve. Além do mais, as músicas tem ritmo e muitas delas são rimadas. Isso estabelece uma associação bastante fácil de ser recuperada na memória.

Outro detalhe importante é a relação que há entre a memória e o sistema límbico (ou nosso segundo cérebro). Esse sistema límbico é que controla grande parte das nossas emoções. Você já reparou que nos lembramos com muita facilidade daqueles fatos que tiveram grande representação emocional na nossa vida e esquecemos também com facilidade daqueles que nada representaram para a gente? Portanto, ponha sempre muita emoção em tudo aquilo que você quiser que as crianças lembrem. É uma dica. E que realmente funciona.

Importante: a nossa memória registra muito bem todos os fatos carregados de emoção, então ponha emoção em sua aulas.

Uma outra dica interessante é a seguinte: para memorizar melhor, seja lá o que for, envolva todos os seus sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão) na aprendizagem. Nós aprendemos mais e retemos melhor na memória, quanto mais sentidos envolvemos neste processo. Lembre-se que as cores, a música, o gestual, os odores, também são informações fundamentais para a aprendizagem. Portanto, saia da mesmice ,Agite! Envolva-se! Invente! Experimente! Quanto mais "percepção" você produzir, melhores serão os resultados!


Um outro ponto importante e que deve ser ressaltado, está expresso no seguinte princípio: "a repetição é a mãe da aprendizagem". Dados ou fatos que sejam emocionalmente inexpressivos, que não permitam boas associações ou que não venham "embalados" pela música, podem ser memorizados pelo método da repetição. Lembra como você aprendeu tabuada? Pois é assim mesmo. Quanto mais você repete uma informação (que tanto pode ser uma informação científica como um conceito moral) mais ele penetra no subconsciente.

Repare que você amarra o cadarço do sapato, naturalmente, "sem pensar" como deve fazê-lo, não é verdade? Pois bem, isto só é possível porque você "repetiu" o ato de "amarrar o cadarço" diversas vezes, até que esta informação se assentou de tal forma no seu subconsciente que sua recuperação na memória passou a ser automática.
Passos para a memorização de versículos:
·        Introduza o Versículo : Apresente-o de maneira interessante.Use um enfoque que destaque a verdade do versículo e relacione o mesmo com a vida dela. Tente usar uma pergunta, uma lição objetica, um fantoche, um cartaz, uma figura, etc.

·        Apresente o Versículo: Leia-o na Bíblia, depois apresente o mesmo num recurso visual. Leia o versículo ao mostrar as palavras no visual.
           Repita a referência, antes de depois de recitar o versículo.
·        Explique as palavras e os conceitos difíceis para que as crianças compreendam o sentido do versículo
·        Aplique o versículo: Ajude as crianças a aplicar o versículo em suas vidas. Encoraja as crianças não salvas a receberem Cristo como Salvador. Encoraje as crianças salvas a praticarem o versículo.
·        Repita o Versículo: Faça isso cinco a sete vezes, usando vários métodos, até que a maioria delas tenha decorado.
Exemplo: Leio o versículo escrito no quadro. Apague algumas palavras e repita o versículo, dizendo as palavras que faltam. Faça uma criança apagar mais algumas palavras. Diga novamente o versículo. Faça as crianças fecharem os olhos e adivinharem quais as palavras que foram apagadas por último. Repita o versículo. Quando o versículo inteiro for apagado, deixe vários alunos repetirem o mesmo, de memória.
Ideias para a Repetição:
Maneiras de tornar a memorização divertida e eficaz
·        Cante: coloque música no versículo. Faça você mesmo a melodia ou use uma que as crianças já conheçam. As crianças amam cantar, e lembrarão sem dificuldades.
·        Senta-levanta: Dê ordens engraçadas, os que receberem a ordem tem que levantar e recitar o versículo, tipo: "Quem estiver de azul, recite o versículo!", "Quem estiver de sandália!", etc
·        Mix - Escreva cada palavra do versículo em um recorte, embaralhe e peça para as crianças colocarem na ordem correta.
·        Versículo Enigmático : Escreve o versículo em um cartaz, substituindo algumas palavras por desenhos que os simbolize, e peça para as crianças "decifrarem" seu significado
·        Continue a repetir o versículo durante a aula: já que o versículo decorado deverá reforçar o ponto principal da lição bíblica, repita-o quando for ensinar alguma música e inclua-o nas perguntas de recapitulação.
·        Recapitule o versículo na aula seguinte :
Use jogos
·        Pingue-pongue - Forme duas filas e coloque uma de frente para a outra. As crianças jogaram a bola de uma fila para outra; quem apanhar a bola deverá falar uma palavra do versículo.
·        Pipoca - O professor recita uma parte do versículo, depois pára e senta. As crianças levantam e dizem a palavra seguinte.O professor fica de pé e diz mais algumas palavras, pára e senta. As crianças levantam outra vez para dizer a palavra seguinte. Façam assim até terminar o versículo.
·        Caça ao Tesouro: Escreva as palavras do versículo em recortes de cartolina e as esconda pela sala, antes da aula começar. Quando chegar a hora da recapitulação, comece a caçada! Quando todas as palavras forem localizadas, as crianças devem colocá-las na ordem.
·        Recapitule os versículos no final de uma série de lições e durante o ano inteiro:
·        Cartões: Faça um conjunto de cartões, escrevendo a referência de um versículo de um lado e as palavras-chaves do versículo do outro lado. Mostre uma referência às crianças. Se elas não conseguirem dizer o versículo, mostre então as palavras-chaves.
·        Concurso de Bexigas - Escrevas as referências dos versículos num papel e coloque-os dentro de bexigas. Encha as bexigas e amarre as pontas. Divida a classe em grupos. As crianças deverão estourar as bexigas e recitar o versículo da referência encontrada.
·        Jogo da Velha - As crianças deveram citar um versículo e sua referência, antes de marcar no jogo.
·        Corrida: Desenhe uma pista, escrevendo em cada casa, a referência dos versículos. Forme grupos, para cada grupo um carrinho. A equipe que ir recitar corretamente o versículo da referência avança com o seu carrinho para a casa seguinte.
( Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, elaborada em conjunto com a APEC – Projeto Saber www.camarabrasileira.com – Adptado por Nobec)



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SEMINÁRIO Nº 03

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Professora Rosenir
(Ministério Apascentar de Nova Iguaçu)

Escolhi ouvir atentamente a Palavra de Deus
(Contação de Histórias)




PARTE I - HISTÓRIAS BEM CONTADAS    

PROFESSOR, VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!!!
A história é uma ferramenta de ensino. Na verdade, você professor, se torna esta ferramenta ao narrar  a história. Você faz a diferença mesmo. Mas diferença que precisamos causar na vida dos nossos alunos deve ser uma vida transformada, que primeiro iniciou em nossa vida, passamos para eles e eles enfim passam para outros.
Um professor que quer ensinar de maneira efetiva deve estar consciente da sua posição como professor, sua responsabilidade, sua influência. Jesus é um perfeito exemplo disto. É interessante notar que Jesus a Si mesmo Se chamava Mestre dizendo: "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o Sou". (Jo 13:13)

Ninguém já influenciou tanto no discurso dos acontecimentos da história do mundo através de mudanças operadoras na vida dos indivíduos como fez Jesus Ele influenciou através das suas afirmativas, através da suas atitudes e através da sua vida.
            Ao preparar sua aula, o professor precisa avaliar o método a ser usado, oportunizar a participação dos alunos, explorar o espaço físico que tem para narrar.



VOCÊ PODE CONTAR HISTÓRIAS COM MUITA CRIATIVIDADE
Dizem que “a coisa mais fácil do mundo é contar uma história e a mais difícil é ser um bom narrador de histórias”. Entretanto, você pode contar histórias, se quiser. Vontade é uma das qualidades essenciais ao narrador, pois evidencia que ele possui outras, tais como: sensibilidade e entusiasmo por uma boa história; amor pelo indivíduo ou grupo a quem deseja transmiti-la. Se você quiser, poderá tornar-se hábil narrador de histórias. Terá, apenas, de pagar o preço, isto é, estudar, praticar e se esforçar para ser.

O QUE É UMA HISTÓRIA?
O que caracteriza uma história é uma série de eventos que levam a um fim imediato. São eventos que se completam e que fazem da história uma experiência que começou, se desenvolveu, chegou ao auge e terminou.
Os elementos essenciais a uma boa história são:

1.     Começo – As perguntas “quem”,” quando ”,onde”, devem ser feitas no início, despertando o interesse do ouvinte.

2.    Enredo – É a sucessão de episódios ou eventos que constituem a história; os conflitos que surgem e a ação dos personagens. Deve ser claro, possuir seqüência lógica, não se perder em pormenores inúteis e desenvolver-se de modo que os fatos aumentem de intensidade até atingirem o ponto culminante.

3.    Clímax ou ponto culminante – É a conclusão lógica de tudo o que veio antes. É neste momento que é apresentado a resposta da pergunta do começo da história. Não precisa ser
necessariamente uma surpresa, porém não deve estar muito à vista desde o começo. A história sem ponto culminante é uma história fraca, de pouco interesse para o ouvinte.

4.    Conclusão – Será simples e satisfatória, de modo que o ouvinte sinta que a história terminou. O bom narrador não comete o erro de prolongar a história depois de atingir o ponto culminante e nem menciona a moral. A moral deve ser implícita, e compete ao ouvinte descobri-la e assimilá-la de acordo com a sua necessidade.

ESTUDANDO A HISTÓRIA
·         Leia a história em voz alta, do começo ao fim. (Leitura audível é processo mais seguro na escolha de uma história do que leitura silenciosa.)
·         Fixe na mente a seqüência lógica dos eventos. O que aconteceu primeiro, depois e depois.
·         Nunca decore a história. A memorização é perigosa, porque a memória pode falhar e você ficará em situação difícil. Conte a história em voz alta e você mesma, usando suas próprias palavras. Leia outra vez, do começo ao fim. Conte-a outra vez. Evite estudar parágrafo por parágrafo, porque a tentação de decorar será mais intensa. Tenha certeza de que tem fixo na mente os nomes dos personagens e a seqüência lógica dos acontecimentos. Querendo, pode decorar uma boa frase para introdução, o ponto culminante e a conclusão.
·         Viva a história ao contá-la. Ensaie algumas vezes diante do espelho, porém, não sempre. Sua atenção deve fixar-se na história e não em si. Se os personagens se tornarem reais para você, tornar-se-ão para os ouvintes também.
·         Em casos de extremas necessidades, faça um esboço para consultar na hora, usando apenas os pontos principais da história.
·         Conte histórias. A experiência é também uma grande mestra. Comece com um grupinho ou só um ouvinte. À medida que adquirir experiência enfrentará auditórios maiores.

CONTANDO A HISTÓRIA
 Há necessidade de muita oração, tanto na escolha como no preparo e na apresentação da história.
 Você precisa ter verdadeiro amor pelos ouvintes e um desejo ardente de revelar-lhes alguma coisa que você sabe.
 A apresentação da história é a chave do sucesso. A mensagem do evangelho nunca deve ser apresentada descuidadamente. A voz é o instrumento principal. É preciso treiná-la, pois, a voz humana é algo maravilhoso que pode ser desenvolvida, ao ponto de produzir muitos efeitos. Use palavras e termos que o auditório conhece.
 Aguarde silêncio antes de começar.
 Procure olhar bem nos olhos dos ouvintes e não por cima de suas cabeças. Se você desviar o olhar para outras coisas, eles farão o mesmo.
 Use apenas gestos que lhe forem naturais. Nada de afetação.
 Seja simples e sóbria. Jóias e roupas espalhafatosas desviam a atenção dos ouvintes.
 Conte a história devagar. As crianças precisam de tempo para reagir, por isso, dê-lhes tempo. Entretanto, não conte a história de maneira a convidar interrupções e perguntas. Se surgirem, e às vezes surgirão, ignore-as, quando possível.
 Se esqueceu  uma parte, vá adiante. Não volte atrás, dizendo: “Ah! Esqueci de dizer...” Se a parte esquecida for importante para a história, tente inseri-la sem voltar para trás. O remédio para prevenir o esquecimento é estudar bem a história.
 Dê colorido à história com palavras expressivas e apele aos cinco sentidos dos ouvintes.
 Permita que a história atinja o fim, sem que você acrescente a moral.
 Conte a história com encanto e prazer.
 Esqueça-se de si e viva a história.

A arte de contar histórias é tão velha quanto a vida, mas é uma arte que pode ser aprendida. Até tornar-se perito, inicie contando histórias a pequenos grupos. Poucos são os desafios ao contar histórias a pequenos grupos.

O TAMANHO DA HISTÓRIA
O tamanho da história é muito importante e depende de vários fatores:

·         O tempo disponível para contar a história.
·         O tipo de história.
·         A idade do grupo de ouvintes:


2 e 3 anos........................ ( 3 minutos)
3 e 4 anos ........................(5 minutos)
5 e 6 anos ........................(6 a 8 minutos)
9 e 11 anos...................... (15 minutos)
Adolescentes e adultos ..(até 30 minutos)

A Voz                                                                                                                                                                          
v    Volume local – Fale para ser ouvido facilmente. Jogue a voz por cima do teto.
v    Fale com clareza, articulando bem as palavras.
v    Use inflexões na voz.
v    Aprenda a usar a voz como um instrumento. A voz é o instrumento mais versátil de todos os instrumentos.

Quando estiver falando
v    Saber o que você quer dizer.  Pensar no que você vai dizer.
v    Expressar o que você sentir.   Evitar cacoetes como né, não é, então, bem, aí.


MÉTODOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

1.Uma Pausa
ü  Antes da troca de idéias.
ü  Antes ou depois de uma palavra difícil ou estranha.
ü  Antes ou depois de um personagem falar.
ü  Antes de apresentar um novo assunto.

2. A Velocidade
ü  Lenta ( Frases importantes, poéticas e imaginativas. Uma parte triste.)
ü  Rápida ( Frases de ação. Uma parte alegre.)
ü  A conversa deve ter a velocidade do personagem.

3. Inflexão ou Tonalidade da voz
ü  Tom básico para a história.
ü  Inflexão decrescente para alguma coisa triste.
ü  Palavras que tem importante significado no enredo devem ser pronunciados de forma marcante.

4.Altura
ü  Iniciar a história com o tom de “quero mais”.
ü  Chegando ao clímax, deve-se falar mais devagar, mais alto e mais agudo.
ü  Terminar em tom baixo e conclusivo.

CONTANDO HISTÓRIAS BÍBLICAS

Todos nós contamos histórias bíblicas. Nunca se deve contar uma história bíblica sem ler as passagens sobre a história na Bíblia.

1.     Sempre que vamos estudar a Bíblia devemos pedir a orientação do Espírito Santo para o estudo.
2.    Ler o texto principal e as passagens paralelas.
3.  Ler as passagens em todas as traduções da Bíblia que você conseguir, anotando os fatos da história e o que vem antes e depois.
4.    Responda as perguntas:
¨       Quem são os personagens? Identifique cada pessoa. Tente vê-la em sua mente.
¨       Quando o fato aconteceu? Em que época do ano? Em que hora? Nem sempre o texto oferece esses dados, mas devemos procurar descobri-los se possível.
¨       Onde o fato aconteceu? O que aconteceu? Por que aconteceu?
¨       Os acontecimentos estão em ordem?
¨       Outro texto bíblico conta alguma coisa que não está no texto base? Acrescente a história.
5.    Viva a história na sua mente, vendo as coisas acontecerem.
6.    Procure as passagens citadas no rodapé da Bíblia e acrescente qualquer fato ligado à história. Procure na concordância bíblica todas as passagens relacionadas à pessoa ou ao assunto.
7.    Procure no dicionário Qualquer palavra que você não entenda. Às vezes, sua Bíblia traz o sentido de uma palavra no rodapé.
8.    Só depois de fazer tudo o que foi acima citado é que deverá procurar outros comentários.
9.  Leia os comentários e anote fatos interessantes, fazendo uma bibliografia dos livros usados.
10.  Procure informar-se sobre os costumes e hábitos dos israelitas nos tempos bíblicos.
11.  Termine lendo os textos bíblicos de novo para ver que estão dizendo a você.
Dar uma lição bíblica não é simplesmente contar uma história, relatar fatos, acontecimentos da vida de um personagem bíblico, pois assim nossos alunos serão grandes conhecedores de histórias, mas em suas vidas não acontecerá nenhuma transformação.
Dar uma lição bíblica significa colher ensinos de uma história da Palavra de Deus e aplicá-los ‘a vida da criança afim de que haja uma mudança de atitudes, comportamento pensamento, valores e conhecimentos.
No processo de aprendizagem o professor tem o compromisso de mencionar os fatos, orientar e levar as crianças a ter uma experiência com Cristo, através da prática. Podemos dizer que enquanto não houver mudança não se aprendeu.

5 - Mensagem da Salvação:
Ao professor cabe a responsabilidade de conhecer profundamente a mensagem da salvação:
- A Pessoa de Deus
- A Pessoa e Obra de Cristo
- A condição do homem pecador
- A responsabilidade do homem diante de Deus
- A base bíblica da salvação

Ao aluno cabe conhecer a mensagem da salvação de uma forma simples, clara e pessoal.   Para isso, a mensagem da salvação devera ser ensinada dentro do programa completo da aula (por meio dos cânticos, versículo a memorizar e lição bíblica). Mostre claramente apresentando os seguintes pontos:

1)    O amor de Deus e Seus atributos ( Criador, Santo, Justo, Onipresente, Onisciente, Poderoso).
2)   Cristo, o único e perfeito Filho de Deus.
3)   Todos nós somos pecadores. O pecado nos separa de Deus. ( Rm 3:23, Rm 6:23). Dê exemplos de pecados que a criança comete para que reconheça sua necessidade de salvação.
4)   Cristo morreu em nosso lugar. O sangue derramado. ( 1º Jo 1:7b, Ef. 1:7, Hb 9:22b).
5)   O Salvador ressurreto e exaltado.
6)   A Salvação é um presente que deve ser recebido. ( Ef 2:8,9, Jo 1:12, Rm 10:9,10).
    
·         Procure intercalar estes pontos através da lição bíblica sem forçar a interpretação para concluir o que o texto bíblico não diz;
·         O convite de Deus para vir a Cristo é parte essencial da mensagem da salvação;
·         Ele poderá ser dado a qualquer momento dentro do programa;
·         O Espirito Santo é quem possibilita a criança atender ao convite.


6 - Ensino à Criança Salva          
A criança recém-convertida precisa destes ensinos:
- Certeza da salvação
- Confissão de pecados
- Leitura e obediência à bíblia / - Oração / - Testemunho
 - Confiança em Deus / Vitória sobre o pecado

Estes ensinos deverão estar dentro da lição bíblica, mas para que a criança possa reter e praticar o ensino convém apresentar um ensino apenas em cada lição.
Onde encontrar o ensino à criança salva: no texto bíblico, no versículo para decorar.
Como apresentar o ensino a criança salva:

·         Escolha o ensino espiritual que se destaca dentro do texto repita o ensino dentro da lição no mínimo três vezes use uma frase chave para apresentar o ensino a criança salva.
·         Exemplo: Deus quer que você...
·         A Bíblia diz....
·         O ensino deve vir acompanhado de uma aplicação pessoal e um exemplo prático.

ATENÇÃO – Cuidado ao contar histórias ilustradas; prepare com antecedência para verificar se as figuras retratam a verdade, conforme está na Bíblia e também para treinar o uso do recurso visual contando a história.


                                             
Parte II – Sugestões e atividades para revisão e fixação
                             de Histórias Bíblicas.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda alma e de todo o teu entendimento. E essas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. E as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal em tua mão e te serão por testeiras entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. (Deuteronômio 6: 5 – 9)

INTRODUÇÃO
Os períodos de recapitulação ajudam a revelar o que as crianças lembram, oferecem uma nova oportunidade de aprender um conceito e a você, a chance de detectar os conteúdos que ainda
não foram bem assimilados por seus alunos. Lembre-se as verdades ensinadas apenas uma vez raramente são retidas.
A seguir daremos algumas sugestões para tornar o período de recapitulação interessante e desafiador, algo que as crianças esperam ansiosamente! 

I - RECAPITULAÇÃO COM PERGUNTAS:
Para um período de recapitulação eficaz é necessário preparo. É necessário saber detalhadamente o que você  quer que seus alunos aprendam. Prepare perguntas para verificar o que entederam sobre o assunto.
 Ao preparar as perguntas pense na idade das crianças.

a) PERGUNTAS FACTUAIS
São aquelas de repostas objetivas. (Quem, o quê e quando).
Se você ensinou sobre Gênesis 22 em que Deus disse a Abraão oferecer seu filho como sacrifício, você pode fazer uma lista de perguntas desse tipo:
•              Qual o nome do filho de Abraão?
•              Onde Deus mandou Abraão levar seu filho?
Devemos esperar que as crianças estejam prontas para interpretar a história corretamente e compreender as verdades que ela ensina, não apenas saber sobre os fatos ocorridos, planeje então perguntas para verificar não só o que seus alunos aprenderam, mas também o que eles compreenderam sobre a lição.
As perguntas para verificar a compreensão geralmente começam com “por que”  Ou “como”.
Você pode perguntar:
•              Por que Abraão estava disposto a levar seu filho ao Monte Moriá?
•              Como Abraão mostrou que confiava inteiramente em Deus?
•              Por que Deus permitiu que Abraão chegasse ao ponto de quase sacrificar seu filho no Monte Moriá?

b) PERGUNTAS DE APLICAÇÃO
 As perguntas de aplicação podem ampliar o verdadeiro aprendizado.
Faça perguntas sobre o que a criança pode fazer para colocar em prática a verdade da lição bíblica ensinada.
•              Você se lembra de alguma vez em que, como Abraão, achou difícil obedecer a Deus? Fale sobre isso.
•              O que Deus poderia pedir que você não fizesse esta semana para mostrar completa obediência a Ele?
As perguntas de aplicação são mais difíceis de elaborar e mais difíceis para os alunos responderem, mas o seu objetivo como professor deve ser ligar as verdades da história à vida de cada criança em sua classe.

II - JOGOS DE RECAPITULAÇÃO
Os jogos satisfazem a necessidade de atividade, realização e aprovação da criança.
Ao realizar o jogo, tenha em mente as seguintes precauções:
•              Ao usar perguntas de aplicação, dê tempo para que elas reflitam antes de responder. Fique aberto para respostas que você não tenha considerado.
•              Ao planejar um jogo para pré-escolares, evite competição em grupo. Cada criança deve ter a oportunidade de participar do jogo. Cada uma deve sentir a sua aprovação.

a) CONCENTRAÇÃO OU JOGO DA MEMÓRIA
Pegue 12 pedaços de papel e escreva no verso de cada um deles um meio específico da criança obedecer a Deus: ser bondosa, perdoar, obedecer aos pais, estudar a Palavra de Deus, reservar tempo para orar, dizer a verdade. Nos outros seis pedaços repita essas mensagens. Coloque todos numa superfície plana (parede, lousa etc.) Como você escreveu no verso dos papéis, a classe só verá 12 papéis em branco.
Quando fizer as perguntas e recapitulação use os papéis para jogar com os alunos. Divida a classe em duas equipes. Quando um aluno der a resposta certa, ele pode virar dois papéis. Se as mensagens combinarem  remova. Se não combinarem coloque de volta no mesmo lugar e a vez então é doa outra equipe. Veja qual equipe consegue fazer mais combinações. (Se o grupo for pequeno, deixe as crianças competirem individualmente). Parece divertido? É mesmo!
Para variar, faça corações de cartolina. No verso dos corações escreva referência  de versículos que a classe memorizou – verdades que guardaram no coração. Faça outra vez pares para que as crianças possam combiná-los. Desta vez, entretanto, quando a pessoa responder a uma pergunta escolha corações e combine, não remova os corações a não ser que a pessoa cite o versículo. Seja criativo! Há uma porção de maneira de variar  este método de recapitulação.

b) ADIVINHE A MENSAGEM
Na lousa (ou num pedaço grande de papel) coloque traços para indicar as palavras que você tem em mente.
A mensagem “AMEM UNS AOS OUTROS” seria assim:      
_ _ _ _   _ _ _   _ _ _ _ _ _.
Quando uma criança responder a uma pergunta de recapitulação corretamente ela pode dizer uma letra. Você coloca essa letra onde ela aparecer na mensagem.
Fique atento aos momentos adequados para ensinar. Um professor, ao jogar, escolheu a sentença: “DEUS  QUER QUE VOCÊ SEJA SEU SERVO OBEDIENTE”.
Quando as crianças tiveram dificuldades para adivinhar a palavra “OBEDIENTE” ele enfatizou que obedecer a Deus nem sempre é fácil.
O professor deve considerar cuidadosamente o que incluir na recapitulação e também quando fazê-la e quanto tempo gastará.
Usar um jogo de recapitulação no início da aula encoraja a pontualidade, pois as crianças gostam de brincar, mas o tempo normal para incluir o jogo é logo após a lição. As crianças ouvirão atentas enquanto você ensina.

III - GINCANAS
a) ATIVIDADES

 (30 segundos cada - vale 10 pontos cada atividade)


.Listar nomes da Bíblia que iniciam com a letra "A".Vence a equipe que listar em um papel o maior número de nomes e entregar primeiro. (Amós, Ageu, Atos, Apocalipse)

b) BRINCADEIRAS: (vale 20 pontos cada brincadeira)

1 - Colocar dentro de um balão um versículo bíblico com as palavras recortadas. A criança a certa distância do restante do seu grupo, deve encher o balão até estourar, pega as palavras e vai ao encontro do resto e monta os versículos;
com duas pessoas de cada grupo)


 2 - Dizer o personagem bíblico a partir da pista fornecida:
a) Uma funda, um bodoque (Davi)
b) Cabelos compridos (Sansão)
c) Estômago de um peixe (Jonas)
d) Construção do templo (Salomão)
e) Cova dos leões (Daniel)
f) Arca (Noé)
g) Uma sarça ardente (Moisés)
h) Discípulo incrédulo (Tomé)
i) Mulher que traiu Sansão (Dalila)
j) Anjo que anunciou o nascimento de João Batista (Gabriel)
3 - Bombardeio de Perguntas
Divida a classe em grupos contendo o mesmo número de crianças e distribua-os pelos diferentes cantos da sala, cada grupo escolhe um representante.
Os membros do grupo se reúnem e escolhem algum objeto ou o nome de um personagem encontrado na Bíblia, que deverá ser adivinhado pelos outros. Cada representante vai, então, para um grupo diferente.Quando o representante de outro grupo chega no círculo, todos os membros do mesmo lhe dirigem perguntas, às quais só podem responder <sim> ou <não>, <eu não sei>. O grupo que descobrir o objeto ou o personagem escolhido bate palmas ruidosamente. Podem ser escolhidos novo representantes e o jogo recomeça.
4 - ABC…
Formam-se dois ou mais grupos. Um dos Grupos inicia a brincadeira dizendo um verso que comece com a letra A, O outro da direita, diz logo a seguir, um versículo que comece com a letra B, e assim por diante. Se algum grupo não puder dizer um verso que inicie com a letra que lhe cabe, o próximo poderá dizê-lo, ganhando assim o ponto. Quem marcar menos pontos, paga prenda.

5 - Adivinhe quem é
Você deverá escolher personagens  HYPERLINK "http://www.linksdejesus.com/jogosbiblicos.asp"biblicos e tentar fazer com que os participantes, descubram quem ele é, somente representando suas características ou fatos relacionados a eles, através do uso de mímica (não vale escrever nada, nem falar). Quem souber, vai acumulando pontos.
Exemplos: Noé (arca), Jonas(baleia), Davi(Golias), Daniel(Leões), Salomão (templo), Elias (carro de fogo), Gideão (porção de lã), Sansão (cabelos compridos), Josué (trombetas), José (túnica de várias cores), Judas…
6 - Onde se encontram?
Cada um dos participantes tem em mãos uma Bíblia e uma folha de papel onde os seguintes assuntos (ou quaisquer outros) estão escritos:

1. Abraão oferece Isaque
Gênesis 22
2. Conversão de Saulo
Atos 9
3. Davi e Golias
I Samuel 17
4. Sansão e Dalila
Juízes 16
4. Adão e Eva
Gênesis 3
5.José e sua túnica
Gênesis 37
6. Moisés na cesta de juncos
Êxodo 2
7. Noé entra na arca
Gênesis 7

7 - Separe os versos
Escolha vários versos da Bíblia e escreva-os em um parágrafo sem pontuação, de maneira a parecerem uma só frase, estranha e sem sentido. Dê a cada participante  uma cópia destes versos, para ver quem poderá mais rapidamente pontuá-los corretamente. Damos, a seguir, um exemplo:
E tornando a inclinar-se escrevia na terra vós julgais segundo a carne eu a ninguém julgo mas Pedro o levantou dizendo levanta-te que eu também sou homem e libertados do pecado fostes feitos servos da justiça em Cristo digo a verdade não minto porque também o corpo não é um só membro mas muitos no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

E tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.
Mas Pedro o levantou, dizendo: levanta-te, que eu também sou homem.
E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
 Em Cristo digo a verdade, não minto.
 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

8 - De que se trata ?
Os participantes recebem uma lista semelhante a que damos abaixo como exemplo e procuram descobrir a natureza ou a categoria dos grupos de nomes:

1. Hermon, Sinai, Nebo
Montanhas
2. Gerah (Gerá), talentos, dracmas
Dinheiro
3. Salomão, Saul, Belsazar
Reis
4. Crisolita, berilo, jacinto
Pedras preciosas
5. Adar, Zife, Bul
Montes
6. Samuel, Débora, Gideão
Juízes
7. Bom samaritano, Filho pródigo, Dez virgens
Parábolas
8. Jordão, Eufrates, Guisom
Rios
9. Dã, José, Benjamin
Filhos de Jacó
10. Emanuel, Cordeiro, Messias
Nomes de Cristo
11. Belial, Belzebu, Serpente
Nomes de satanás
12. Oráculos, Escrituras, O Livro
Nomes que designam a Bíblia


9 - Palavras que começam com a letra…

Entregue a cada participante uma folha com colunas e linhas (vide exemplo abaixo).  Escolha uma letra, como por exemplo letra E . Todos deverão tentar escrever o nome de um monte que comece com a letra E, bem como o nome de um homem da Bíblia que comece com E, e assim por diante. Quem terminar primeiro cada letra, vai marcando pontos. Determine o número de pontos que fará com que um participante seja declarado vencedor

MONTE   |   HOMEM DA BÍBLIA   |   MULHER DA BÍBLIA   |   CIDADE   |   RIO

10 - Perguntas e Respostas
Dois pedaços de papel e um lápis são dados a cada um, que deverá escrever uma pergunta bíblica em um dos pedaços de papel, colocando a resposta correta em outro. As perguntas são colocadas numa cesta, e as resposta, noutra, sendo redistribuído, depois, a cada participante um papel de cada cesta. Alguém começa lendo a pergunta recebida, e a pessoa que tem a resposta certa deverá levantar-se e lê-la dentro de trinta segundos. Se não o fizer, qualquer que saiba poderá responder, e quem tiver o papel com a resposta pagará uma prenda. O jogo continua, fazendo a nova pergunta sempre quem tiver a resposta anterior.


 SUGESTÃO DE  MATERIAIS PARA APOIO:

Aprender&Brincar - Divirta-se com a ovelha Bolinha e outras histórias

Aprender & Brincar associa a leitura de narrativas bíblicas com atividades lúdicas para que as crianças conheçam a história de Deus e de Jesus com a humanidade e aprendam, de forma participativa e divertida, como viver a fé e o amor cristãos na vida cotidiana.
Este volume, desenvolve o tema "o cuidado de si mesmo e de outros", a partir das seguintes narrativas:
- A ovelha Bolinha (Lucas 15.3-7)
- Uma lição para não esquecer (Deuteronômio 20. 18-22)
- Um pouquinho de água e pão (1 Reis 17.8-24)
- Um mandamento pra valer (Mateus 22.34-40)
- Um mundo super bonito (Gênesis 1.26-31)
- Carinho que cura (Marcos 1.29-31)
- O que é hospitalidade? (Hebreus 13.1-3,5)
- Amizades sem limites (Rute 1.1-22)


Brincar é uma atividade natural da criança. É espontâneo e divertido. Mas brincar também é coisa séria. Estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da aprendizagem.     Sinodal Kids - EditoraSinodal

Brincadeiras Bíblicas
É  muito mais fácil e divertido fixar um conteúdo ou uma história por meio de uma brincadeira.
Em brincadeiras bíblicas para crianças e pré-adolescentes você encontrará sugestões incríveis que tornarão o aprendizado  de histórias bíblicas muito mais interessantes e divertidas.

JOGOS E BRINCADEIRAS BIBLICAS
Autor(es): A D SANTOS 

Dinâmico! Inovador! Divertido! Criativo!

- Atividades Recreativas
- Brincadeiras Inéditas
- Jogos da Memória
- Aplicação Prática
- Revisão e memorização de Histórias Bíblicas.
Jogos de memória, aplicação prática, sugestões incríveis, brincadeiras inéditas, atividades para revisão de histórias bíblicas. AD Santos
   
                                                                          FONTES
Bíblia de recursos para o Professor Evangelista de Crianças. Editora
Revista Evangelista de Crianças ( publicação da APEC)
Sites diversos,
Livro CONTANDO HISTÓRIASAutor: Cowsert, Hilda Bean  Editora: UFMBB
E também Livro do II Fórum Nacional da Menibrac
Adaptado para uso do NOBEC.

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