NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO BÍBLICA
PARA PROFESSORES
EVANGELISTAS DE CRIANÇAS
VISÃO MINISTERIAL E PASTORAL COM CRIANÇAS
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Editor de Texto (Word))
Nosso Tema - Fazendo
a escolha certa.
"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência..."Deuteronômio 30:19
"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência..."Deuteronômio 30:19
Nossas escolhas são fundamentais para uma vida bem
sucedida. Elas definem o que seremos e onde chegaremos nos patamares
familiar, cultural, profissional e também no espiritual, se estaremos ou não
com JESUS na eternidade.
A sociedade dos nossos dias, tem apresentado
uma grande variedade de opções para nossas escolhas:
sejam sabores, marcas, cores e modelos. Sugerem o
que devemos vestir, o que precisamos comer , o que beber, o que devemos
ver, o que sentir, o que devemos falar, o que ouvir, de que
maneira agir, o que não podemos perder e até mesmo no que devemos crer.
Diante da diversidade de escolhas que envolvem a
vida de nossas crianças, com brilhos, efeitos e cores, o que temos
visto, são meninos e meninas cada dia mais afastados de Deus, da Sua
Palavra e da fé. Em contraponto, as opções que Deus apresenta
através de sua Palavra, não mudam, são sempre as mesmas fiéis e
verdadeiras. Ele, Deus, quer nos ter sempre ao seu lado.
Quer a nossa confiança e a cada dia cuidar de nós, falar
conosco e que estejamos sempre prontos a obedecê-lo. Ele
não esquece da nossa liberdade de escolha, fruto da sua imagem em
nós, mas nos orienta que, mesmo sendo agradável aos olhos e ao coração,
nem tudo convém , nem tudo edifica. (I Cor. 10:23)
Cabe-nos, agora, como pais e professores, guiá-los numa escolha
orientada pela Palavra de Deus, onde, seja qual for a escolha, vai sempre
glorificar a Deus fazendo-os crescer em graça e conhecimento.(II Pe 3:18)
Por isso, nossas escolhas precisam:
·
Ser
Provadas pelo fogo se são boas ou más (I Cor. 3:13)
·
Ter
Virtude e Louvor (Fl 4:8)
·
Glorificar
a Deus. (Mt 5:16)
·
Saber
que daremos conta de tudo que fizermos. (Ec. 11:9)
·
Ser
para Deus com toda força , coração e entendimento. (Mt 22:37)
Participe!
Vamos
orientar nossos pequeninos a fazerem a escolha certa.
Aprendendo nesta E.B.F. que o segredo da vida vitoriosa dos
grandes personagens bíblicos, foi "fazer a escolha certa!"
Venha
aprender com Abraão, Noé, Rute, Samuel e Daniel.
Esperamos
por você!
_______________________________________________________________
SEMINÁRIO Nº 01
_________________________________
Professora Jacira Cordeiro
(1ª Igreja Evangélica Congregacional de Mesquita)
Professora Jacira Cordeiro
(1ª Igreja Evangélica Congregacional de Mesquita)
EBF – ESTRATÉGIA EVANGELÍSTICA
ESTRUTURA
E FUNCIONAMENTO
PROFESSORA JACIRA CORDEIRO
I – IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA EBF
1. Para as crianças em geral – Terão um aproveitamento sadio do seu tempo de férias, durante
uma semana inteira.
2. Para as crianças não salvas – A EBF lhes proporcionará uma oportunidade de conhecer Jesus e
recebe-lO como seu Salvador pessoal.
3. Para as crianças salvas – A EBF permitirá que elas cresçam no conhecimento da Palavra de
Deus, ajudando-as a serem melhores cristãos. Será uma oportunidade para o
envolvimento com a Obra Missionária, dando-lhes visão e compromisso na tarefa
de ir, orar e contribuir.
4. Para os pais – Saber que seus filhos estarão,
por cerca de três horas diárias, num local seguro e numa programação que
ajudarão no desenvolvimento de suas personalidades, é muito bom e terá grande
significado para os pais.
5. Para a equipe da EBF – O treinamento que todos
receberão servirá para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal dos
participantes da equipe. Proporcionará a cada um, a oportunidade de viver uma
experiência que marcará suas vidas: diversos irmãos juntos, durante uma semana,
trabalhando cada um na sua área, mas sabendo que o esforço de todos, em equipe,
redundará em vidas salvas e transformadas.
6. Para a Igreja – Uma Igreja que vai ao encontro
das necessidades das famílias que vivem ao seu redor, contará não só com a
simpatia dos seus vizinhos como também, através das crianças, terá acesso aos
seus pais.
II – PLANEJAMENTO DA EBF
O melhor momento
para se pensar e planejar uma EBF é quando se termina aquela que se está
realizando.
Se a Igreja vai
realizar uma EBF pela primeira vez, ou se já faz alguns anos que não a realiza,
o ideal é planejá-la, pelo menos, com seis meses de antecedência. Sugestão de
planejamento:
J 6 meses antes: Decidir a data.
J 5 meses antes: Escolher o diretor e fazer uma
lista das pessoas que poderão ajudar.
J 4 meses antes: Confirmar a equipe, definindo a
função de cada um.
J 3 meses antes: Iniciar o treinamento da equipe
e a divulgação.
Definir tema,
lições bíblicas, cânticos, versículos.
J 2 meses antes: Decidir as atividades bíblicas
e trabalhos manuais
Fazer a lista de
todo material necessário.
J 1 mês antes: Concluir o treinamento da
equipe.
Fazer uma lista com
tudo o que ainda falta para fazer.
J 3 semanas antes: Decidir como dar a assistência
aos alunos durante e após a EBF.
J 2 semanas antes: Começar a fazer as matrículas.
J 1 semana antes: Verificar se está tudo pronto e
em ordem.
J Domingo anterior à EBF: Consagração da Equipe da EBF no
Culto ou na Escola Dominical.
Cada EBF é única.
Pode ser que a experiência bem sucedida de outros não sirva para sua realidade.
Mas alguns conceitos gerais aplicam-se a qualquer EBF. Atente para as
considerações a seguir:
A – Primeiros passos:
1. Oração – Envolva a Igreja na intercessão em favor da realização da EBF.
2. Data – É importante que a data de realização da EBF faça parte do
calendário da Igreja, e que não entre em conflito com outras atividades.
3. Duração – O tempo diário poderá ser de duas horas e meia a três horas, de
acordo com a preferência da Igreja. Algumas EBFs podem acontecer pela manhã,
outras à tarde.
4. Local – É importante ter em mente todo o espaço físico que poderá ser
utilizado: templo, salão, salas de aula,... O espaço físico disponível
determinará o alvo de crianças a ser alcançado, o número necessário de pessoas
para trabalhar e a quantidade de classes em que se pode dividir os alunos.
5. Treinamento da equipe – Uma equipe bem preparada é sinônimo de uma EBF bem preparada e,
automaticamente, bem sucedida. O treinamento deve incluir:
J Como levar uma criança a Cristo
J Aconselhamento infantil
J Aplicação da Mensagem da Salvação na Lição Bíblica
J Características das faixas etárias
J Como manter a disciplina na classe e no Templo
J Conhecimento de cada item do programa diário
J Composição da equipe – Função de cada um
J Características necessárias em quem faz parte de
uma equipe
J Como apresentar a Lição Bíblica
J A importância da memorização de versículos
J O aprendizado do cântico oficial e dos demais
cânticos a serem usados na EBF
J Preparação dos cartazes, visuais, crachás,
viseiras, etc...
B – Pessoas certas nos lugares certos
Para que a EBF
aconteça é preciso uma Equipe que trabalhe unida, cada um exercendo a sua
função, mas sempre um ajudando o outro. Todos da equipe precisam ser pessoas:
que entendam a necessidade de ganhar as crianças para Cristo, que tenham amor
pelas crianças, que tenham bom testemunho, que sejam responsáveis que cumpram
os compromissos assumidos, que sejam pontuais, que saibam ser liderados.
Veja abaixo a distribuição das várias
funções em uma EBF:
J DIRETOR: Pessoa que saiba motivar e liderar
outras pessoas, e que esteja inteirada de todos os detalhes da realização de
uma EBF. Geralmente o diretor é o líder de crianças da Igreja. São
responsabilidades do diretor:
J Escolher a equipe.
J Alistar todo o material que será necessário.
J Liderar as reuniões de treinamento.
J Delegar tarefas.
J Supervisionar as atividades diárias da EBF.
J Aconselhar professores.
J Avaliar o programa junto com a equipe, no final de
cada dia.
J PROFESSORES: Pessoas com habilidade na arte de
contar histórias, que saibam comunicar a Mensagem da Salvação no decorrer da
lição. São responsabilidades do professor:
J Estar presente em todos os treinamentos.
J Estudar e preparar bem as Lições Bíblicas.
J Orar diariamente pelos alunos.
J Estar pronto para aconselhar.
J Chegar todos os dias antes dos alunos.
J Dirigir todo o programa da Classe.
J SECRETÁRIO: Pessoa dinâmica e responsável,
que possa cuidar de:
J Avisar à equipe de todas as reuniões.
J Matricular os alunos.
J Preparar o formulário para controle de freqüência
diária dos alunos.
J Arquivar nomes, endereços e informações úteis de
todos os alunos e equipe.
J CONSELHEIROS: Pessoas que saibam como levar
uma criança à Cristo e como aconselha-la. Deve ter à mão a ficha de
aconselhamento onde anotará o nome do aluno aconselhado.
J DEMAIS AUXILIARES: Pessoas dispostas a cooperar em
áreas diversas. Deverão estar presentes em todas as reuniões e devem estar
preparados para conduzir uma criança à Cristo e aconselha-la. Veja algumas das
funções dos auxiliares:
J MONITORES: Auxiliar os professores na disciplina
da classe. Estes ficarão todo o tempo na classe, sentado junto com os alunos. A
quantidade de monitores será definida de acordo com a necessidade da faixa
etária. Os menores precisam de mais auxiliares. Tratar todos os alunos sempre
com muito amor, zelo e cuidado, levando ao professor qualquer problema ocorrido
na classe.
J RESPONSÁVEL PELO TRABALHO MANUAL: Preparar e separar com antecedência
todo o material a ser utilizado no trabalho manual; ensinar o passo do trabalho
manual aos alunos e deixá-los prontos para serem entregues no final da EBF. Não
se esquecer de colocar nome nos trabalhos para que não haja problema de
misturar um com o outro.
J EQUIPE DE LANCHE: Chegar cedo para preparar o lanche do
dia. O lanche deve ser gostoso, nutritivo, prático e rápido. Contar o número de
alunos em cada classe, separar o lanche identificando-o para saber a que classe
pertence, no horário do lanche leva-lo para a classe.
J RECEPCIONISTAS: Como o próprio nome já diz, essa equipe
é responsável por recepcionar, receber os alunos da EBF. Receba-os como você
gostaria de ser recebido: com amor, alegria, carinho, respeito, paciência,
consideração,... Todos os que estiverem escalados para a recepção deverão chegar 1
hora antes do início da EBF.
C – Preparação de materiais
1. Propaganda
2. Programa – O programa deve ser bem interessante e
atraente.
Para que o programa
atinja melhor o seu objetivo, deve ser escolhido um tema, um versículo tema e
um cântico oficial.
3. Preço – Tudo que está envolvido na
preparação dos materiais, seja para propaganda, seja para programa, envolve
finanças. Deve ser preparado e apresentado à liderança da Igreja.
D – Processo de matrícula
Algumas Igrejas
abrem a matrícula dias antes (esse procedimento é muito útil e facilita no
preenchimento das classes. Uma vez lotada a capacidade da EBF, deve-se encerrar
as matrículas). Outras só abrem no dia quando a criança chega. Nesse caso, é
preciso que haja pessoas para efetuar as matrículas coletando os dados
necessários.
Cada criança
receberá uma identificação: crachá e viseira com diferentes cores para cada
faixa etária, o que facilitará a divisão em classes (é importante que as cores
e divisão de faixa etária na recepção, sejam as mesmas utilizadas para a
divisão das classes).
J Exemplo 1 – dividindo as classes em faixas etárias,
separando os meninos das meninas:
J Até 06 anos – amarelo (meninas) e verde (meninos)
J 07 à 09 anos – vermelho (meninas) e azul (meninos)
J 10 à 12 anos – rosa (meninas) e roxo (meninos)
J Exemplo 2 – dividindo apenas por faixa etária
(meninos e meninas juntos):
J Até 03 anos – amarelo
J 04 à 06 anos – verde
J 07 e 08 anos – vermelho
J 09 e 10 anos – azul
J 11 e 12 anos (ou mais) – laranja
Nome: FICHA DE MATRÍCULA
Nome:
___________________________________________________________Idade: ______
Endereço: _______________________________________________________________________
Tel.: ____________________ - Pais: _____________________________
e ______________________________
Tem alergia? [
] sim – [ ] não / A quê?
___________________________________________________________
Observação:
_________________________________________________________________________________
Modelo: FOLHA
DE CHAMADA
Nº
|
NOME COMPLETO DO ALUNO
|
1º dia
|
2º dia
|
3º dia
|
4º dia
|
5º dia
|
Crachá para a equipe
Crachá para a aluno
Modelo: Viseira
1. Classes – Toda EBF deve ser
dividida em classes, mesmo que haja poucos alunos em cada uma delas. A idade da
criança determinará, em grande parte, o seu desenvolvimento físico,
intelectual, emocional, social e espiritual, bem como sua capacidade de atenção
e interesse.
As classes podem ser
divididas da seguinte forma:
J Até 06
anos (meninas) – amarelo
J Até 06
anos (meninos) – verde
J 07 à 09
anos (meninas) – vermelho
J 07 à 09
anos (meninos) – azul
J 10 à 12
anos (meninas) – rosa
J 10 à 12
anos (meninos) – roxo
2. Concurso para visitantes – Só deve ser feito
se ainda houver vagas.
3. Relatórios – A
recepção de uma EBF deve funcionar muito bem, porque a partir daí será possível
fazer um relatório diário de quantas crianças compareceram.
QUADRO GERAL – DISTRIBUIÇÃO DE
LOCAIS E FUNÇÕES
(Modelo
utilizado na 1ª IEC de Mesquita)
Faixa
Etária
|
2 à 5 anos
Meninas
|
2 à 5 anos
meninos
|
6 à 8 anos
meninas
|
6 à 8 anos
meninos
|
09 à 12 anos
meninas
|
09 à 12 anos
meninos
|
Classe de Mães
|
Onde
ficarão? Local
|
|||||||
Professores
|
|||||||
Conselheiros
|
|||||||
Monitores
|
|||||||
Atividade
de acordo com a lição
|
|||||||
Responsável
pela execução da atividade de acordo com a lição (geralmente é o próprio
professor, que pode ser auxiliado por outra pessoa)
|
|||||||
Trab. Manual
(quem vai
ensinar)
|
|||||||
Trab. Manual
(o que
será ensinado)
|
|||||||
Equipe
de lanche
|
|||||||
Cor da
viseira
|
Amarelo
|
Verde
|
Vermelho
|
Azul
|
Rosa
|
Roxo
|
Laranja
|
Nº
esperado: 200
|
35
|
25
|
40
|
25
|
45
|
30
|
|
Nº do
crachá
(O mesmo
usado na matrícula e na chamada)
|
01 à 35
|
36 à 60
|
61 à 100
|
101 à 125
|
126 à 170
|
171 à 200
|
|
Recepção
Líder:
_______
Portão:
______
|
1. _________________
2. _________________
3. _________________
4. _________________
|
1. _________________
2. _________________
3. _________________
4. _________________
|
1. ___________________
2. ___________________
3. ___________________
4. ___________________
|
V – PROGRAMA DA EBF
O programa sugerido a
seguir poderá se modificado para adequar-se às características de cada EBF. Mas
é importante ressaltar que qualquer programa deve ser bem planejado deve ser
semelhante todos os dias da EBF, exceto no encerramento onde o programa é
especial.
15hs – Início da
Programação – Em conjunto no Templo
·
Boas
Vindas
·
Oração –
Explicar o que é oração e qual deve ser a postura.
·
Tema da
EBF – Repetir todos os dias para que fique gravado na mente e coração
dos alunos.
·
Cântico
Oficial – Repetir todos os dias
·
Versículo–tema – Repetir
todos os dias
·
Tema
diário – Ligado à Lição Bíblica do dia
·
Cântico Especial – Ligado
ao tema diário
15h20m – Saída das
crianças para as classes
·
Oração
·
Cântico – cerca
de três cânticos
·
Mensagem
/ Lição Bíblica – O clímax da EBF está aqui. Todas as atividades do dia estarão
girando em torno da lição.
·
Apelo e
Aconselhamento – Um ponto fundamental da EBF é dar oportunidade à criança para
que receba a Cristo como Salvador, e fazer uma verificação de sua decisão,
através do aconselhamento.
·
Cântico
especial – de acordo com a Lição Bíblica (esse cântico vai ajudar na
fixação do conteúdo ensinado na Lição)
·
Memorização
de Versículo – o versículo do dia deve ser memorizado por todos.
·
Atividade
de fixação da Lição Bíblica – exercícios bíblicos
·
Trabalho
Manual – Todo material necessário para a execução do trabalho manual
deverá ser separado com antecedência afim de não perder tempo: cola, tesoura,
papel, tinta, lápis de cor, etc... O trabalho manual deve estar diretamente
ligado ao assunto da Lição Bíblica do dia (exemplo: Lição Bíblica – A pesca
maravilhosa – Trabalho manual: confecção de um peixe com prato de papelão).
·
Obs.: Uma vez que tenha feito a atividade de fixação da Lição
Bíblica (exercícios em folha), você pode optar por fazer um trabalho manual que
não esteja diretamente ligado à Lição, mas que seja algo que eles poderão
utilizar no dia a dia, confeccionando-o em etapas, um pouco a cada dia e
concluindo no final quando levarão para casa o que fizeram. Exemplo: pipa,
bolsinhas, bijouterias, quadrinhos, etc...). Essa opção te dá a chance de fazer
um trabalho manual de acordo com a faixa etária, sendo assim mais atrativo.
Para evitar um gasto alto você pode escolher trabalhos manuais feitos com
sucata.
·
Lanche – Este é
um momento gostoso da EBF. O lanche deverá ser servido nas classes.
16h55m – Retorno das
crianças para o Templo
17hs – Término da
Programação
· Tema / Cântico Oficial
· Especial – apresentação de uma coreografia
infantil ou apresentação de uma história: missionária, moral ou objetiva.
· Teatro de Fantoche
·
Oração
final
ESCOLHI GUARDAR A TUA PALAVRA EM EM MEU CORAÇÃO (Sl 119:11) - MEMORIZAÇÃO
"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."
Por isso os professores devem
ajudá-las a memorizar os versículos da Bíblia.
Não é errado afirmar-se que memória e inteligência são
essencialmente a mesma coisa. Na realidade, a função intelectual só é possível
a partir das informações que temos registradas na memória. Ninguém consegue
pensar sobre o que não sabe, no entanto, consegue pensar muito bem se tiver
"armazenadas" boas informações a respeito do assunto.
Todos nós sabemos, entretanto, que é tão fundamental "aprender"
quanto "lembrar" daquilo que se aprendeu, não é mesmo? Sem
"lembrar" das coisas que estudamos, toda esta aprendizagem perde o
seu valor prático e não nos serve para nada.
Quanto mais associações, a respeito do que se quer memorizar, forem criadas, mais fácil será a lembrança da
informação aprendida. Veja: quando aprendemos o que é uma laranja, registramos
na memória diversos outros detalhes como: que a laranja tem formato arredondado , que é rica em vitamina C, que serve para
fazer sucos etc. Assim, quando queremos lembrar de frutas que servem para fazer
suco, lembramos também da laranja. Quando queremos lembrar de frutas que tenham
formato arredondado, outra vez lembramos da laranja. Quanto mais associações,
melhor! A nossa memória tem uma dificuldade muito grande para registrar dados
isolados, que não estejam associados a outras informações.
Ocorre, entretanto, que você pode associar as informações a serem memorizadas
de diversas formas, como por exemplo, pelas cores (LIVRO SEM PALAVRAS), pelas emoções e até pela
música. A música, a rima e o ritmo
permitem associações fantásticas. Repare
como as pessoas têm sérias dificuldades para decorar um texto de apenas três
linhas e, no entanto, conseguem memorizar dezenas de músicas e conseguem se
lembrar delas, muitas vezes, a partir de apenas uma nota. Você já percebeu
isso?
E você sabe por que as pessoas conseguem memorizar mais facilmente uma música
do que uma poesia? É simples: é porque a música penetra diretamente no
subconsciente, exatamente porque a pessoa está "descompromissada" com
a razão enquanto ouve. Além do mais, as músicas tem ritmo e muitas delas são
rimadas. Isso estabelece uma associação bastante fácil de ser recuperada na
memória.
Outro detalhe importante é a relação que há entre a memória e o
sistema límbico (ou nosso segundo cérebro). Esse sistema límbico é que controla grande parte das nossas
emoções. Você já reparou que nos lembramos com muita facilidade daqueles fatos
que tiveram grande representação emocional na nossa vida e esquecemos também
com facilidade daqueles que nada representaram para a gente? Portanto, ponha sempre muita emoção em tudo aquilo que você quiser que
as crianças lembrem. É uma dica. E que realmente
funciona.
Importante: a nossa memória registra muito bem todos os fatos
carregados de emoção, então ponha emoção em sua aulas.
Uma outra dica interessante é a
seguinte: para memorizar melhor, seja lá
o que for, envolva todos os seus sentidos (audição, olfato, paladar, tato e
visão) na aprendizagem. Nós aprendemos mais e
retemos melhor na memória, quanto mais sentidos envolvemos neste processo.
Lembre-se que as cores, a música, o gestual, os odores, também são informações
fundamentais para a aprendizagem. Portanto, saia da mesmice ,Agite! Envolva-se!
Invente! Experimente! Quanto mais "percepção" você produzir, melhores
serão os resultados!
Um outro ponto importante e que deve ser ressaltado, está expresso no seguinte
princípio: "a repetição é a mãe da
aprendizagem". Dados ou fatos que sejam
emocionalmente inexpressivos, que não permitam boas associações ou que não
venham "embalados" pela música, podem ser memorizados pelo método da
repetição. Lembra como você aprendeu tabuada? Pois é assim mesmo. Quanto mais
você repete uma informação (que tanto pode ser uma informação científica como
um conceito moral) mais ele penetra no subconsciente.
Repare que você amarra o cadarço do sapato, naturalmente, "sem
pensar" como deve fazê-lo, não é verdade? Pois bem, isto só é possível
porque você "repetiu" o ato de "amarrar o cadarço" diversas
vezes, até que esta informação se assentou de tal forma no seu subconsciente
que sua recuperação na memória passou a ser automática.
Passos para a memorização de versículos:
·
Introduza o Versículo : Apresente-o de
maneira interessante.Use um enfoque que destaque a verdade do versículo e
relacione o mesmo com a vida dela. Tente usar uma pergunta, uma lição objetica,
um fantoche, um cartaz, uma figura, etc.
·
Apresente o Versículo: Leia-o na
Bíblia, depois apresente o mesmo num recurso visual. Leia o versículo ao
mostrar as palavras no visual.
Repita a referência,
antes de depois de recitar o versículo.
·
Explique as palavras e os conceitos
difíceis para que as crianças compreendam o sentido do versículo
·
Aplique o versículo: Ajude as crianças
a aplicar o versículo em suas vidas. Encoraja as crianças não salvas a
receberem Cristo como Salvador. Encoraje as crianças salvas a praticarem o
versículo.
·
Repita o Versículo: Faça isso cinco a
sete vezes, usando vários métodos, até que a maioria delas tenha decorado.
Exemplo: Leio o versículo escrito no quadro. Apague algumas palavras e
repita o versículo, dizendo as palavras que faltam. Faça uma criança apagar
mais algumas palavras. Diga novamente o versículo. Faça as crianças fecharem os
olhos e adivinharem quais as palavras que foram apagadas por último. Repita o
versículo. Quando o versículo inteiro for apagado, deixe vários alunos
repetirem o mesmo, de memória.
Ideias para a Repetição:
Maneiras de tornar a memorização divertida e eficaz
·
Cante: coloque música no versículo.
Faça você mesmo a melodia ou use uma que as crianças já conheçam. As crianças
amam cantar, e lembrarão sem dificuldades.
·
Senta-levanta: Dê ordens engraçadas, os
que receberem a ordem tem que levantar e recitar o versículo, tipo: "Quem
estiver de azul, recite o versículo!", "Quem estiver de
sandália!", etc
·
Mix - Escreva cada palavra do versículo
em um recorte, embaralhe e peça para as crianças colocarem na ordem correta.
·
Versículo Enigmático : Escreve o
versículo em um cartaz, substituindo algumas palavras por desenhos que os
simbolize, e peça para as crianças "decifrarem" seu significado
·
Continue a repetir o versículo durante
a aula: já que o versículo decorado deverá reforçar o ponto principal da lição
bíblica, repita-o quando for ensinar alguma música e inclua-o nas perguntas de
recapitulação.
·
Recapitule o versículo na aula seguinte
:
Use jogos
·
Pingue-pongue - Forme duas filas e
coloque uma de frente para a outra. As crianças jogaram a bola de uma fila para
outra; quem apanhar a bola deverá falar uma palavra do versículo.
·
Pipoca - O professor recita uma parte
do versículo, depois pára e senta. As crianças levantam e dizem a palavra
seguinte.O professor fica de pé e diz mais algumas palavras, pára e senta. As
crianças levantam outra vez para dizer a palavra seguinte. Façam assim até
terminar o versículo.
·
Caça ao Tesouro: Escreva as palavras do
versículo em recortes de cartolina e as esconda pela sala, antes da aula começar.
Quando chegar a hora da recapitulação, comece a caçada! Quando todas as
palavras forem localizadas, as crianças devem colocá-las na ordem.
·
Recapitule os versículos no final de
uma série de lições e durante o ano inteiro:
·
Cartões: Faça um conjunto de cartões,
escrevendo a referência de um versículo de um lado e as palavras-chaves do
versículo do outro lado. Mostre uma referência às crianças. Se elas não
conseguirem dizer o versículo, mostre então as palavras-chaves.
·
Concurso de Bexigas - Escrevas as
referências dos versículos num papel e coloque-os dentro de bexigas. Encha as
bexigas e amarre as pontas. Divida a classe em grupos. As crianças deverão
estourar as bexigas e recitar o versículo da referência encontrada.
·
Jogo da Velha - As crianças deveram
citar um versículo e sua referência, antes de marcar no jogo.
·
Corrida: Desenhe uma pista, escrevendo
em cada casa, a referência dos versículos. Forme grupos, para cada grupo um
carrinho. A equipe que ir recitar corretamente o versículo da referência avança
com o seu carrinho para a casa seguinte.
( Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, elaborada em conjunto
com a APEC – Projeto Saber www.camarabrasileira.com
– Adptado por Nobec)
_________________________
SEMINÁRIO Nº 03
_____________________
Professora Rosenir
(Ministério Apascentar de Nova Iguaçu)
Escolhi ouvir
atentamente a Palavra de Deus
(Contação de Histórias)
PARTE I - HISTÓRIAS BEM CONTADAS
PROFESSOR, VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!!!
A história é uma ferramenta de ensino. Na verdade, você professor, se
torna esta ferramenta ao narrar a história. Você faz a diferença mesmo.
Mas diferença que precisamos causar na vida dos nossos alunos deve ser uma vida
transformada, que primeiro iniciou em nossa vida, passamos para eles e eles
enfim passam para outros.
Um professor que quer ensinar de maneira efetiva deve estar consciente
da sua posição como professor, sua responsabilidade, sua influência. Jesus é um
perfeito exemplo disto. É interessante notar que Jesus a Si mesmo Se chamava
Mestre dizendo: "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o
Sou". (Jo 13:13)
Ninguém já influenciou tanto no discurso dos acontecimentos da história
do mundo através de mudanças operadoras na vida dos indivíduos como fez Jesus
Ele influenciou através das suas afirmativas, através da suas atitudes e
através da sua vida.
Ao
preparar sua aula, o professor precisa avaliar o método a ser usado,
oportunizar a participação dos alunos, explorar o espaço físico que tem para
narrar.
VOCÊ PODE CONTAR
HISTÓRIAS COM MUITA CRIATIVIDADE
Dizem que “a coisa mais fácil do mundo é contar uma história e a mais
difícil é ser um bom narrador de histórias”. Entretanto, você pode contar
histórias, se quiser. Vontade é uma das qualidades essenciais ao narrador, pois
evidencia que ele possui outras, tais como: sensibilidade e entusiasmo por uma
boa história; amor pelo indivíduo ou grupo a quem deseja transmiti-la. Se você
quiser, poderá tornar-se hábil narrador de histórias. Terá, apenas, de pagar o
preço, isto é, estudar, praticar e se esforçar para ser.
O QUE É UMA HISTÓRIA?
O que caracteriza uma história é uma série de eventos que levam a um fim
imediato. São eventos que se completam e que fazem da história uma experiência
que começou, se desenvolveu, chegou ao auge e terminou.
Os elementos essenciais a uma boa história são:
1. “Começo – As perguntas “quem”,” quando ”,onde”, devem ser feitas no início,
despertando o interesse do ouvinte.
2. Enredo – É a sucessão de episódios ou eventos que constituem a história; os
conflitos que surgem e a ação dos personagens. Deve ser claro, possuir
seqüência lógica, não se perder em pormenores inúteis e desenvolver-se de modo
que os fatos aumentem de intensidade até atingirem o ponto culminante.
3. Clímax ou ponto culminante – É a conclusão lógica de tudo o que veio antes. É neste momento que é
apresentado a resposta da pergunta do começo da história. Não precisa ser
necessariamente uma surpresa, porém não deve estar muito à vista desde o
começo. A história sem ponto culminante é uma história fraca, de pouco
interesse para o ouvinte.
4. Conclusão – Será simples e satisfatória, de modo que o ouvinte sinta que a
história terminou. O bom narrador não comete o erro de prolongar a história
depois de atingir o ponto culminante e nem menciona a moral. A moral deve ser
implícita, e compete ao ouvinte descobri-la e assimilá-la de acordo com a sua
necessidade.
ESTUDANDO A HISTÓRIA
· Leia a história em voz alta, do começo ao fim. (Leitura audível é
processo mais seguro na escolha de uma história do que leitura silenciosa.)
· Fixe na mente a seqüência lógica dos eventos. O que aconteceu primeiro,
depois e depois.
· Nunca decore a história. A memorização é perigosa, porque a memória pode
falhar e você ficará em situação difícil. Conte a história em voz alta e você
mesma, usando suas próprias palavras. Leia outra vez, do começo ao fim. Conte-a
outra vez. Evite estudar parágrafo por parágrafo, porque a tentação de decorar
será mais intensa. Tenha certeza de que tem fixo na mente os nomes dos
personagens e a seqüência lógica dos acontecimentos. Querendo, pode decorar uma
boa frase para introdução, o ponto culminante e a conclusão.
· Viva a história ao contá-la. Ensaie algumas vezes diante do espelho,
porém, não sempre. Sua atenção deve fixar-se na história e não em si. Se os
personagens se tornarem reais para você, tornar-se-ão para os ouvintes também.
· Em casos de extremas necessidades, faça um esboço para consultar na
hora, usando apenas os pontos principais da história.
· Conte histórias. A experiência é também uma grande mestra. Comece com um
grupinho ou só um ouvinte. À medida que adquirir experiência enfrentará
auditórios maiores.
CONTANDO A HISTÓRIA
v Há necessidade de muita oração, tanto
na escolha como no preparo e na apresentação da história.
v Você precisa ter verdadeiro amor pelos
ouvintes e um desejo ardente de revelar-lhes alguma coisa que você sabe.
v A apresentação da história é a chave do
sucesso. A mensagem do evangelho nunca deve ser apresentada descuidadamente. A
voz é o instrumento principal. É preciso treiná-la, pois, a voz humana é algo
maravilhoso que pode ser desenvolvida, ao ponto de produzir muitos efeitos. Use
palavras e termos que o auditório conhece.
v Aguarde silêncio antes de começar.
v Procure olhar bem nos olhos dos
ouvintes e não por cima de suas cabeças. Se você desviar o olhar para outras
coisas, eles farão o mesmo.
v Use apenas gestos que lhe forem
naturais. Nada de afetação.
v Seja simples e sóbria. Jóias e roupas
espalhafatosas desviam a atenção dos ouvintes.
v Conte a história devagar. As crianças
precisam de tempo para reagir, por isso, dê-lhes tempo. Entretanto, não conte a
história de maneira a convidar interrupções e perguntas. Se surgirem, e às
vezes surgirão, ignore-as, quando possível.
v Se esqueceu uma parte, vá
adiante. Não volte atrás, dizendo: “Ah! Esqueci de dizer...” Se a parte
esquecida for importante para a história, tente inseri-la sem voltar para trás.
O remédio para prevenir o esquecimento é estudar bem a história.
v Dê colorido à história com palavras
expressivas e apele aos cinco sentidos dos ouvintes.
v Permita que a história atinja o fim,
sem que você acrescente a moral.
v Conte a história com encanto e prazer.
v Esqueça-se de si e viva a história.
A arte de contar histórias é tão velha quanto a vida, mas é uma arte que
pode ser aprendida. Até tornar-se perito, inicie contando histórias a pequenos
grupos. Poucos são os desafios ao contar histórias a pequenos grupos.
O TAMANHO DA HISTÓRIA
O tamanho da história é muito importante e depende de vários fatores:
· O tempo disponível para contar a história.
· O tipo de história.
· A idade do grupo de ouvintes:
2 e 3 anos........................ ( 3 minutos)
3 e 4 anos ........................(5 minutos)
5 e 6 anos ........................(6 a 8 minutos)
9 e 11 anos...................... (15 minutos)
Adolescentes e adultos ..(até 30 minutos)
A Voz
v Volume local – Fale para ser ouvido
facilmente. Jogue a voz por cima do teto.
v Fale com clareza, articulando bem as
palavras.
v Use inflexões na voz.
v Aprenda a usar a voz como um
instrumento. A voz é o instrumento mais versátil de todos os instrumentos.
Quando estiver falando
v Saber o que você quer dizer.
Pensar no que você vai dizer.
v Expressar o que você
sentir. Evitar cacoetes como né, não é, então, bem, aí.
MÉTODOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
1.Uma Pausa
ü Antes da troca de idéias.
ü Antes ou depois de uma palavra difícil
ou estranha.
ü Antes ou depois de um personagem falar.
ü Antes de apresentar um novo assunto.
2. A Velocidade
ü Lenta ( Frases importantes, poéticas e
imaginativas. Uma parte triste.)
ü Rápida ( Frases de ação. Uma parte
alegre.)
ü A conversa deve ter a velocidade do
personagem.
3. Inflexão ou Tonalidade da voz
ü Tom básico para a história.
ü Inflexão decrescente para alguma coisa
triste.
ü Palavras que tem importante significado
no enredo devem ser pronunciados de forma marcante.
4.Altura
ü Iniciar a história com o tom de “quero
mais”.
ü Chegando ao clímax, deve-se falar mais
devagar, mais alto e mais agudo.
ü Terminar em tom baixo e conclusivo.
CONTANDO HISTÓRIAS BÍBLICAS
Todos nós contamos histórias bíblicas. Nunca se deve contar uma história
bíblica sem ler as passagens sobre a história na Bíblia.
1. Sempre que vamos
estudar a Bíblia devemos pedir a orientação do Espírito Santo para o estudo.
2. Ler o texto principal e as passagens
paralelas.
3. Ler as passagens em todas as traduções
da Bíblia que você conseguir, anotando os fatos da história e o que vem antes e depois.
4. Responda as perguntas:
¨ Quem são os
personagens? Identifique cada pessoa. Tente vê-la em sua mente.
¨ Quando o fato
aconteceu? Em que época do ano? Em que hora? Nem sempre o texto oferece esses
dados, mas devemos procurar descobri-los se possível.
¨ Onde o fato
aconteceu? O que aconteceu? Por que aconteceu?
¨ Os acontecimentos
estão em ordem?
¨ Outro texto bíblico
conta alguma coisa que não está no texto base? Acrescente a história.
5. Viva a história na sua mente, vendo as
coisas acontecerem.
6. Procure as passagens citadas no rodapé
da Bíblia e acrescente qualquer fato ligado à história. Procure na concordância
bíblica todas as passagens relacionadas à pessoa ou ao assunto.
7. Procure no dicionário Qualquer palavra
que você não entenda. Às vezes, sua Bíblia traz o sentido de uma palavra no
rodapé.
8. Só depois de fazer tudo o que foi acima
citado é que deverá procurar outros comentários.
9. Leia os comentários e anote fatos
interessantes, fazendo uma bibliografia dos livros usados.
10. Procure informar-se sobre os costumes e
hábitos dos israelitas nos tempos bíblicos.
11. Termine lendo os textos bíblicos de
novo para ver que estão dizendo a você.
Dar uma lição bíblica não é simplesmente contar uma história, relatar fatos,
acontecimentos da vida de um personagem bíblico, pois assim nossos alunos serão
grandes conhecedores de histórias, mas em suas vidas não acontecerá nenhuma
transformação.
Dar uma lição bíblica significa colher ensinos de uma história da
Palavra de Deus e aplicá-los ‘a vida da criança afim de que haja uma mudança de atitudes, comportamento pensamento,
valores e conhecimentos.
No processo de aprendizagem o professor tem o compromisso de mencionar
os fatos, orientar e levar as crianças a ter uma experiência com Cristo,
através da prática. Podemos dizer que
enquanto não houver mudança não se aprendeu.
5 - Mensagem da Salvação:
Ao professor cabe a responsabilidade de conhecer profundamente a mensagem da salvação:
- A Pessoa de Deus
- A Pessoa e Obra de Cristo
- A condição do homem pecador
- A responsabilidade do homem diante de Deus
- A base bíblica da salvação
Ao aluno cabe conhecer a mensagem da salvação de uma
forma simples, clara e pessoal. Para isso, a mensagem da
salvação devera ser ensinada dentro do programa completo da aula (por meio dos cânticos, versículo a memorizar e lição bíblica). Mostre claramente
apresentando os seguintes pontos:
1) O amor de Deus e Seus atributos (
Criador, Santo, Justo, Onipresente, Onisciente, Poderoso).
2) Cristo, o único e perfeito Filho de
Deus.
3) Todos nós somos pecadores. O pecado nos
separa de Deus. ( Rm 3:23, Rm 6:23). Dê exemplos de pecados que a criança
comete para que reconheça sua necessidade de salvação.
4) Cristo morreu em nosso lugar. O sangue
derramado. ( 1º Jo 1:7b, Ef. 1:7, Hb 9:22b).
5) O Salvador ressurreto e exaltado.
6) A Salvação é um presente que deve ser
recebido. ( Ef 2:8,9, Jo 1:12, Rm 10:9,10).
· Procure intercalar estes pontos através da lição bíblica sem forçar a
interpretação para concluir o que o texto bíblico não diz;
· O convite de Deus para vir a Cristo é parte essencial da mensagem da
salvação;
· Ele poderá ser dado a qualquer momento dentro do programa;
· O Espirito Santo é quem possibilita a criança atender ao convite.
6 - Ensino à Criança
Salva
A criança recém-convertida precisa destes ensinos:
- Certeza da salvação
- Confissão de pecados
- Leitura e obediência à bíblia / - Oração / - Testemunho
- Confiança em Deus / Vitória sobre o pecado
Estes ensinos deverão estar dentro da lição bíblica, mas para que a
criança possa reter e praticar o ensino convém apresentar um ensino apenas em cada lição.
Onde encontrar o ensino à criança salva: no texto bíblico, no versículo
para decorar.
Como apresentar o ensino a criança salva:
· Escolha o ensino espiritual que se destaca dentro do texto repita o
ensino dentro da lição no mínimo três vezes use uma frase chave para apresentar
o ensino a criança salva.
· Exemplo: Deus quer que você...
· A Bíblia diz....
· O ensino deve vir acompanhado de uma aplicação pessoal e um exemplo
prático.
ATENÇÃO – Cuidado ao contar histórias ilustradas; prepare com
antecedência para verificar se as figuras retratam a verdade, conforme está na
Bíblia e também para treinar o uso do recurso visual contando a história.
Parte
II – Sugestões
e atividades para revisão e fixação
de Histórias
Bíblicas.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda alma e de
todo o teu entendimento. E essas palavras que hoje te ordeno estarão no teu
coração. E as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa,
e andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal
em tua mão e te serão por testeiras entre os olhos. E as escreverás nos umbrais
de tua casa e nas tuas portas”. (Deuteronômio 6: 5 –
9)
INTRODUÇÃO
Os períodos de recapitulação ajudam a revelar o que as crianças lembram,
oferecem uma nova oportunidade de aprender um conceito e a você, a chance de
detectar os conteúdos que ainda
não foram bem assimilados por seus alunos. Lembre-se as verdades
ensinadas apenas uma vez raramente são retidas.
A seguir daremos algumas sugestões para tornar o período de
recapitulação interessante e desafiador, algo que as crianças esperam ansiosamente!
I - RECAPITULAÇÃO COM PERGUNTAS:
Para um período de recapitulação eficaz é necessário preparo. É
necessário saber detalhadamente o que você quer que seus alunos aprendam.
Prepare perguntas para verificar o que entederam sobre o assunto.
Ao preparar as perguntas pense na idade das crianças.
a) PERGUNTAS FACTUAIS
São aquelas de repostas objetivas. (Quem, o quê e quando).
Se você ensinou sobre Gênesis 22 em que Deus disse a Abraão oferecer seu
filho como sacrifício, você pode fazer uma lista de perguntas desse tipo:
• Qual o nome do filho de Abraão?
• Onde Deus mandou Abraão levar seu filho?
Devemos esperar que as crianças estejam prontas para interpretar a
história corretamente e compreender as verdades que ela ensina, não apenas
saber sobre os fatos ocorridos, planeje então perguntas para verificar não só o
que seus alunos aprenderam, mas também o que
eles compreenderam sobre a lição.
As perguntas para verificar a compreensão geralmente começam com “por
que” Ou “como”.
Você pode perguntar:
• Por que Abraão estava disposto a levar seu filho ao Monte Moriá?
• Como Abraão mostrou que confiava inteiramente em Deus?
• Por que Deus permitiu que Abraão chegasse ao ponto de quase sacrificar
seu filho no Monte Moriá?
b) PERGUNTAS DE APLICAÇÃO
As perguntas de aplicação podem ampliar o verdadeiro aprendizado.
Faça perguntas sobre o que a criança pode fazer para colocar em prática a verdade da lição bíblica ensinada.
• Você se lembra de alguma vez em que, como Abraão, achou difícil obedecer
a Deus? Fale sobre isso.
• O que Deus poderia pedir que você não fizesse esta semana para mostrar
completa obediência a Ele?
As perguntas de aplicação são mais difíceis de elaborar e mais difíceis
para os alunos responderem, mas o seu objetivo como professor deve ser ligar as
verdades da história à vida de cada criança em sua classe.
II - JOGOS DE RECAPITULAÇÃO
Os jogos satisfazem a necessidade de atividade, realização e aprovação
da criança.
Ao realizar o jogo, tenha em mente as seguintes precauções:
• Ao usar perguntas de aplicação, dê tempo para que elas reflitam antes de
responder. Fique aberto para respostas que você não tenha considerado.
• Ao planejar um jogo para pré-escolares, evite competição em grupo. Cada
criança deve ter a oportunidade de participar do jogo. Cada uma deve sentir a
sua aprovação.
a) CONCENTRAÇÃO OU JOGO DA MEMÓRIA
Pegue 12 pedaços de papel e escreva no verso de cada um deles um meio
específico da criança obedecer a Deus: ser bondosa, perdoar, obedecer aos pais,
estudar a Palavra de Deus, reservar tempo para orar, dizer a verdade. Nos
outros seis pedaços repita essas mensagens. Coloque todos numa superfície plana
(parede, lousa etc.) Como você escreveu no verso dos papéis, a classe só verá
12 papéis em branco.
Quando fizer as perguntas e recapitulação use os papéis para jogar com
os alunos. Divida a classe em duas equipes. Quando um aluno der a resposta
certa, ele pode virar dois papéis. Se as mensagens combinarem remova. Se
não combinarem coloque de volta no mesmo lugar e a vez então é doa outra
equipe. Veja qual equipe consegue fazer mais combinações. (Se o grupo for
pequeno, deixe as crianças competirem individualmente). Parece divertido? É
mesmo!
Para variar, faça corações de cartolina. No verso dos corações escreva
referência de versículos que a classe memorizou – verdades que guardaram
no coração. Faça outra vez pares para que as crianças possam combiná-los. Desta vez,
entretanto, quando a pessoa responder a uma pergunta escolha corações e
combine, não remova os corações a não ser que a pessoa cite o versículo. Seja
criativo! Há uma porção de maneira de variar este método de
recapitulação.
b) ADIVINHE A MENSAGEM
Na lousa (ou num pedaço grande de papel) coloque traços para indicar as
palavras que você tem em mente.
A mensagem “AMEM UNS AOS OUTROS” seria
assim:
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
Quando uma criança responder a uma pergunta de recapitulação
corretamente ela pode dizer uma letra. Você coloca essa letra onde ela aparecer
na mensagem.
Fique atento aos momentos adequados para ensinar. Um professor, ao
jogar, escolheu a sentença: “DEUS QUER QUE VOCÊ SEJA SEU SERVO
OBEDIENTE”.
Quando as crianças tiveram dificuldades para adivinhar a palavra
“OBEDIENTE” ele enfatizou que obedecer a Deus nem sempre é fácil.
O professor deve considerar cuidadosamente o que incluir na
recapitulação e também quando fazê-la e quanto tempo gastará.
Usar um jogo de recapitulação no início da aula encoraja a pontualidade,
pois as crianças gostam de brincar, mas o tempo normal para incluir o jogo é
logo após a lição. As crianças ouvirão atentas enquanto você ensina.
III - GINCANAS
a) ATIVIDADES
(30 segundos cada - vale 10 pontos cada atividade)
.Listar nomes da Bíblia que iniciam com a letra "A".Vence a
equipe que listar em um papel o maior número de nomes e entregar primeiro.
(Amós, Ageu, Atos, Apocalipse)
b) BRINCADEIRAS: (vale 20 pontos cada brincadeira)
1 - Colocar dentro de um balão um versículo bíblico com as palavras
recortadas. A criança a certa distância do restante do seu grupo, deve encher o
balão até estourar, pega as palavras e vai ao encontro do resto e monta os
versículos;
com duas pessoas de cada grupo)
2 - Dizer o personagem bíblico a partir da pista fornecida:
a) Uma funda, um bodoque (Davi)
b) Cabelos compridos (Sansão)
c) Estômago de um peixe (Jonas)
d) Construção do templo (Salomão)
e) Cova dos leões (Daniel)
f) Arca (Noé)
g) Uma sarça ardente (Moisés)
h) Discípulo incrédulo (Tomé)
i) Mulher que traiu Sansão (Dalila)
j) Anjo que anunciou o nascimento de João Batista (Gabriel)
3 - Bombardeio de Perguntas
Divida a classe em grupos contendo o mesmo número de crianças e
distribua-os pelos diferentes cantos da sala, cada grupo escolhe um
representante.
Os membros do grupo se reúnem e escolhem algum objeto ou o nome de um
personagem encontrado na Bíblia, que deverá ser adivinhado pelos outros. Cada
representante vai, então, para um grupo diferente.Quando o representante de
outro grupo chega no círculo, todos os membros do mesmo lhe dirigem perguntas,
às quais só podem responder <sim> ou <não>, <eu não sei>. O
grupo que descobrir o objeto ou o personagem escolhido bate palmas
ruidosamente. Podem ser escolhidos novo representantes e o jogo recomeça.
4 - ABC…
Formam-se dois ou mais grupos. Um dos Grupos inicia a brincadeira
dizendo um verso que comece com a letra A, O outro da direita, diz logo a
seguir, um versículo que comece com a letra B, e assim por diante. Se algum
grupo não puder dizer um verso que inicie com a letra que lhe cabe, o próximo
poderá dizê-lo, ganhando assim o ponto. Quem marcar menos pontos, paga prenda.
5 - Adivinhe quem é
Você deverá escolher personagens HYPERLINK
"http://www.linksdejesus.com/jogosbiblicos.asp"biblicos e
tentar fazer com que os participantes, descubram quem ele é, somente
representando suas características ou fatos relacionados a eles, através do uso
de mímica (não vale escrever nada, nem falar). Quem souber, vai acumulando
pontos.
Exemplos: Noé (arca), Jonas(baleia), Davi(Golias), Daniel(Leões),
Salomão (templo), Elias (carro de fogo), Gideão (porção de lã), Sansão (cabelos
compridos), Josué (trombetas), José (túnica de várias cores), Judas…
6 - Onde se encontram?
Cada um dos participantes tem em mãos uma Bíblia e uma folha de papel
onde os seguintes assuntos (ou quaisquer outros) estão escritos:
1.
Abraão oferece Isaque
|
Gênesis
22
|
2.
Conversão de Saulo
|
Atos 9
|
3. Davi
e Golias
|
I Samuel
17
|
4.
Sansão e Dalila
|
Juízes
16
|
4. Adão
e Eva
|
Gênesis
3
|
5.José
e sua túnica
|
Gênesis
37
|
6.
Moisés na cesta de juncos
|
Êxodo 2
|
7. Noé
entra na arca
|
Gênesis
7
|
7 - Separe os versos
Escolha vários versos da Bíblia e escreva-os em um parágrafo sem pontuação,
de maneira a parecerem uma só frase, estranha e sem sentido. Dê a cada participante uma
cópia destes versos, para ver quem poderá mais rapidamente pontuá-los
corretamente. Damos, a seguir, um exemplo:
E tornando a inclinar-se escrevia na terra vós julgais segundo a carne
eu a ninguém julgo mas Pedro o levantou dizendo levanta-te que eu também
sou homem e libertados
do pecado fostes feitos servos da justiça em Cristo digo a verdade não minto
porque também o corpo não é um só membro mas muitos no qual também vós
juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
E tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Vós julgais segundo a
carne, eu a ninguém julgo.
Mas Pedro o levantou, dizendo: levanta-te, que eu também sou homem.
E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Em Cristo digo a verdade, não minto.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em
Espírito.
8 - De que se trata ?
Os participantes recebem uma lista semelhante a que damos abaixo como
exemplo e procuram descobrir a natureza ou a categoria dos grupos de nomes:
1.
Hermon, Sinai, Nebo
|
Montanhas
|
2.
Gerah (Gerá), talentos, dracmas
|
Dinheiro
|
3.
Salomão, Saul, Belsazar
|
Reis
|
4.
Crisolita, berilo, jacinto
|
Pedras
preciosas
|
5.
Adar, Zife, Bul
|
Montes
|
6.
Samuel, Débora, Gideão
|
Juízes
|
7. Bom
samaritano, Filho pródigo, Dez virgens
|
Parábolas
|
8.
Jordão, Eufrates, Guisom
|
Rios
|
9. Dã,
José, Benjamin
|
Filhos
de Jacó
|
10.
Emanuel, Cordeiro, Messias
|
Nomes
de Cristo
|
11.
Belial, Belzebu, Serpente
|
Nomes
de satanás
|
12.
Oráculos, Escrituras, O Livro
|
Nomes
que designam a Bíblia
|
9 - Palavras que começam com a letra…
Entregue a cada participante uma folha com colunas e linhas (vide
exemplo abaixo). Escolha uma letra, como por exemplo letra E . Todos
deverão tentar escrever o nome de um monte que comece com a letra E, bem como o
nome de um homem da Bíblia que comece com E, e assim por diante. Quem terminar
primeiro cada letra, vai marcando pontos. Determine o número de pontos que fará
com que um participante seja declarado vencedor
MONTE | HOMEM DA BÍBLIA | MULHER DA BÍBLIA
| CIDADE | RIO
10 - Perguntas e Respostas
Dois pedaços de papel e um lápis são dados a cada um, que deverá
escrever uma pergunta bíblica em um dos pedaços de papel, colocando a resposta
correta em outro. As perguntas são colocadas numa cesta, e as resposta, noutra,
sendo redistribuído, depois, a cada participante um papel de cada cesta. Alguém
começa lendo a pergunta recebida, e a pessoa que tem a resposta certa deverá
levantar-se e lê-la dentro de trinta segundos. Se não o fizer, qualquer que
saiba poderá responder, e quem tiver o papel com a resposta pagará uma prenda.
O jogo continua, fazendo a nova pergunta sempre quem tiver a resposta anterior.
SUGESTÃO DE MATERIAIS PARA
APOIO:
Aprender&Brincar - Divirta-se com a ovelha Bolinha e outras
histórias
Aprender & Brincar associa a leitura de narrativas bíblicas com
atividades lúdicas para que as crianças conheçam a história de Deus e de Jesus
com a humanidade e aprendam, de forma participativa e divertida, como viver a
fé e o amor cristãos na vida cotidiana.
Este volume, desenvolve o tema "o cuidado de si mesmo e de
outros", a partir das seguintes narrativas:
- A ovelha Bolinha (Lucas 15.3-7)
- Uma lição para não esquecer (Deuteronômio 20. 18-22)
- Um pouquinho de água e pão (1 Reis 17.8-24)
- Um mandamento pra valer (Mateus 22.34-40)
- Um mundo super bonito (Gênesis 1.26-31)
- Carinho que cura (Marcos 1.29-31)
- O que é hospitalidade? (Hebreus 13.1-3,5)
- Amizades sem limites (Rute 1.1-22)
Brincar é uma atividade natural da criança. É espontâneo e divertido.
Mas brincar também é coisa séria. Estimula a curiosidade, a autoconfiança e a
autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da
concentração e da aprendizagem. Sinodal Kids -
EditoraSinodal
Brincadeiras Bíblicas
É muito mais fácil e divertido fixar um conteúdo ou uma
história por meio de uma brincadeira.
Em brincadeiras bíblicas para crianças e pré-adolescentes você
encontrará sugestões incríveis que tornarão o aprendizado de
histórias bíblicas muito mais interessantes e divertidas.
JOGOS E BRINCADEIRAS BIBLICAS
Autor(es): A D SANTOS
Dinâmico! Inovador! Divertido! Criativo!
- Atividades Recreativas
- Brincadeiras Inéditas
- Jogos da Memória
- Aplicação Prática
- Revisão e memorização de Histórias Bíblicas.
Jogos de memória, aplicação prática, sugestões incríveis, brincadeiras
inéditas, atividades para revisão de histórias bíblicas. AD Santos
FONTES
Bíblia de recursos para o Professor Evangelista de Crianças. Editora
Revista Evangelista de Crianças ( publicação da APEC)
Sites diversos,
Livro CONTANDO HISTÓRIASAutor: Cowsert, Hilda Bean Editora: UFMBB
E também Livro do II Fórum Nacional da Menibrac
Adaptado para uso do NOBEC.
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